fbpx

Dia a dia

De lutador a designer de unhas, filho de Touro Moreno quebra tabu

A história de um homem que quebra tabus e muda a visão das pessoas em relação ao mundo do trabalho

Publicado

em

Thomaz Edson Falcão é design de unhas. Foto: Reprodução/Instagram

As pessoas devem trabalhar onde querem! Há ainda aquelas funções que são vistas pela sociedade como mais dominadas por homens do que por mulheres e vice e versa. No entanto, isso não quer dizer que um homem não seja tão bom ao prestar serviços como o de manicure, ou mesmo fazer uma faxina e quem sabe até um educador infantil. E a prova de que não há barreiras para quem quer trabalhar é o Thomaz Edson Falcão, 30 anos, que deixou o ringue de boxe e, atualmente, é referência em nail designer – design de unhas – no Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Filho de Touro Moreno, ex-pugilista e lutador de vale-tudo do Brasil, irmão de Yamaguchi e Esquiva Falcão. Thomaz Edson foi criado para seguir os passos da família e se tornar um medalhista olímpico. “Minha primeira luta foi aos 10 e eu já era um aficionado. Sete anos mais tarde, o ringue transformou minha vida. Fui para São Paulo e me juntei a meus irmãos mais velhos, Esquiva e Yamaguchi, ambos medalhistas olímpicos. Eu era cotado para uma vaga nas Olimpíadas de 2012. Nesse período, acabei sendo vítima do pior pesadelo para um atleta: sofri uma lesão no ombro esquerdo e precisei me afastar para passar por uma cirurgia”.

Deu tudo certo, Thomaz Edson voltou a treinar e seguiu a vida e os treinos. Em 2014, estourou um ligamento no mesmo ombro, novo impacto na carreira e no emocional do atleta. A partir daí, o boxeador passou a entender que não daria mais para ser um esportista de alta performance. Para não ficar longe do ringue, o jovem decidiu ser treinador dos irmãos Yamaguchi e Esquiva. Obteve até certificado internacional. Mas não era o bastante para Thomaz Edscon. Durante o processo, o atleta conheceu a atual esposa Greicy Borba. Foi quando ele descobriu o curso de nail designer, por meio da enteada.

“Não era um curso de manicure. Isso não chamaria a minha atenção. A técnica aplicada é diferente, me entusiasmou o lado artístico e artesanal do ofício. Eu larguei o boxe, mas as mãos continuam sendo minhas ferramentas de trabalho e sigo produzindo arte, como antes. Hoje sou um instrutor de nail design, viajo o país dando palestras, tenho agenda cheia, mesmo atendendo poucas clientes. E de vez em quando, ajudo no treino de um irmão. O boxe faz parte de quem eu sou, não tem como esquecer, está na minha veia. Mas hoje em dia é só como hobby”, lembra o designer de unhas.

Além de levantar a autoestima das mulheres, Thomaz Edson também repassa seu conhecimento oferecendo cursos aos que têm interesse em aprender as técnicas. Com isso, ele já formou muitos alunos. Ele é a prova de que um homem pode ser nail designer. A trajetória de sucesso é resultado da quebra de tabus. Mas, antes de se tornar referência, enfrentou muito preconceito e críticas. “Quando iniciei não era muito de se ver um homem fazendo arte nas unhas. Então, ouvi muitas críticas, mas não deixei que elas me fizessem desistir da profissão. Mostrei que é com esta profissão que me destaco e posso ser protagonista da minha própria história”, relata.

Thomaz Edson é um estouro nas redes sociais e até fora dela. O trabalho do jovem ultrapassou o boca a boca e o influencer nail já contabiliza mais de 69 mil seguidores no Instagram. E não é só a individualidade das artes de cada unha que desperta a curiosidade e chama a atenção da clientela. Foi o jeito irreverente e leve de compartilhar seu conteúdo que atraiu o público e o levou a ser um sucesso em todo o país com palestras e cursos. O sonho do nail designer é promover “um evento para eles” – homens palestrando para homens designers de unha -. A ideia é acabar com o preconceito, quebrar tabus, paradigmas que as pessoas deixam de ser felizes no que gostam de fazer.