fbpx

Dia a dia

Dia de São João: quando é, origem e curiosidades sobre a data

O Dia de São João está relacionado ao espírito rural do país, sendo uma festa celebrada após o solstício de verão, em comemoração à colheita

Publicado

em

Acendimento da fogueira é um dos clássicos do Dia de São João. Foto: Reprodução

Uma das festas mais populares do país, o Dia de São João, é celebrado neste sábado (24) em todo o Brasil. A data é marcada por tradições como comidas típicas, fogueiras e bandeirinhas que enfeitam as ruas, praças, escolas e diversos outros lugares.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

São João Batista é um dos santos mais venerados na tradição cristã e sua celebração remete ao século I d.C. Ele é conhecido por ser primo de Jesus Cristo e por ter sido o precursor do Messias, anunciando sua vinda e batizando-o no rio Jordão. Acredita-se que São João tenha nascido em 24 de junho.

A festa de São João, também chamada de festa junina, tem suas raízes tanto no cristianismo quanto em tradições pagãs relacionadas às comemorações do solstício de verão no hemisfério norte, quando se celebrava a chegada do período ensolarado após meses de frio. Há versões que indicam que originalmente a festa era chamada de “joanina” e não “junina”, como é conhecida atualmente.

Na Europa, especialmente em países como Portugal e Espanha, o solstício de verão era celebrado com fogueiras, danças e festividades. Por volta do século XVI, as festas juninas chegaram ao Brasil.

No Brasil

Ao longo dos anos, a festa de São João no Brasil passou por um processo de “abrasileiramento”, adquirindo uma nova identidade com costumes e tradições locais. Com elementos da cultura interiorana, como vestimentas, músicas e, principalmente, culinária típica, essa festa se tornou uma das mais queridas pelos brasileiros.

Diferentemente do hemisfério norte, onde a festa ocorre no verão, no Brasil, ela acontece no inverno. Nessa época, junto com o vinho quente, quentão e a fogueira, a comemoração ganha um charme especial. O traje caipira também é um clássico dessa época do ano, ressaltando o espírito rural que ainda prevalece em algumas regiões do país.

Outra tradição comum é o casamento junino. De acordo com a Igreja Católica, os santos juninos – Santo Antônio, São Pedro e São João Batista – são considerados protetores dos casais e, por isso, nas festas é comum encenar casamentos simbólicos com a presença de noivos e padres fictícios.

Hoje, a festa de São João faz parte do calendário de todos os brasileiros. No Nordeste, as celebrações são especialmente intensas, com festas que incluem o acendimento de grandes fogueiras, simbolizando a luz anunciada por João Batista, além de rituais de fertilidade. Essa região é conhecida por sediar as maiores festividades de São João do mundo.

Outro motivo para acender a fogueira é a crença de que a noite de São João é a mais fria do ano, especialmente devido ao solstício de inverno, que ocorre entre 21 e 23 de junho todos os anos. Por conta dessa cultura, em que essa noite é considerada a mais longa e fria do país, acender a fogueira se torna uma forma de aquecer os ambientes.