fbpx

Dia a dia

Destruição no Morro da Tirolesa equivale a 32 campos de futebol 

O incêndio no Morro da Tirolesa, em Pancas, durou mais de uma semana e foi controlado neste domingo

Publicado

em

morro da tirolesa

De acordo com a Defesa Civil, o fogo foi controlado no Morro da Tirolesa. Foto: Reprodução (Prefeitura de Pancas)

O fogo que atingiu o Morro da Tirolesa, no município de Pancas, foi controlado uma semana após o incêndio ser iniciado na região onde funciona o maior circuito de Tirolesa da América Latina. Por conta das chamas, o equipamento precisou ser fechado devido à grande quantidade de fumaça.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Defesa Civil Municipal de Pancas informou que um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) foi usado nos trabalhos para apagar o fogo durante todo o fim de semana. Equipes do Corpo de Bombeiros também ajudaram no combate ao incêndio. 

“Desde o início, o incêndio não causou riscos à população e não atingiu áreas residenciais. No final do relatório do dia, foi constatado que o incêndio foi controlado”, afirmou a Defesa Civil em nota.  Mais de 230 mil metros quadrados de vegetação foram atingidos pelo fogo, o que equivale a aproximadamente 32 campos de futebol. 

Veja o vídeo do incêndio da última sexta-feira

“Nesta segunda-feira (9 de setembro), a Defesa Civil Municipal realizou uma vistoria completa na área da Pedra da Tirolesa, e não foi encontrado nenhum foco de incêndio ativo. Permaneceremos monitorando a área para garantir a segurança e evitar novos focos”.

Na semana passada, o prefeito de Pancas, Sidiclei Giles de Andrade, temia que o fogo atingisse o Parque Municipal, a Usina Fotovoltaica e a estação meteorológica, mas isso não aconteceu. 

Com o fogo controlado, a tirolesa vai voltar a funcionar normalmente no próximo fim de semana, já que o equipamento não foi atingido pelo fogo. 

O circuito da maior tirolesa da América Latina possui mais de três quilômetros de extensão e é composta por duas tirolesas, sendo a primeira com cerca de 2.100 metros e a segunda com aproximadamente 900 metros. O ponto mais alto da tirolesa atinge 400 metros de altura, e a velocidade pode chegar a até 120 km/h, proporcionando uma experiência única e cheia de adrenalina.

Localizada a 180 km de Vitória e a 196 km de Minas Gerais, Pancas é um município que se desenvolveu entre vales, montanhas e pedras no Noroeste do Espírito Santo. Pela Lei nº 124/2018 é declarada a capital estadual do esporte radical. O principal ponto turístico da cidade, os Pontões Capixabas, nome dado a vasta área natural de montanhas, atrai viajantes e aventureiros de todo Brasil.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui