Dia a dia
Dengue: cinco pessoas morreram neste ano no ES
Mais de 21 mil casos da doença foram registrados no estado até esta quarta-feira (25). Já os casos de chikungunya chegam a 6,4 mil

Chikungunya: casos cresceram 17 vezes em 2020. Foto: Arquivo Palácio Piratini (RS)
Mesmo com as atenções voltadas para a prevenção e contenção do avanço do novo coronavírus, o combate à dengue precisa ser mantido no Espírito Santo. Até essa quarta-feira (25), 21.609 casos suspeitos de dengue foram notificados no estado – 69,2% do total de casos notificados no mesmo período de 2019 (14.968). Cinco pessoas morreram.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O avanço dos casos de chikungunya também preocupa. Até esta quarta-feira (25), foram notificados 6.406 casos da doença no estado, número 17 vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado (367).
> Veja dicas de prevenção ao Aedes aegypti
Por isso, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) reforça a importância de não descuidar do combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika e a febre amarela.
Como evitar a proliferação do mosquito:
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
