fbpx

Dia a dia

Decoração de Natal é reduzida na orla de Vila Velha

Longo trecho da praia, decorada em outros anos, está apenas com a iluminação noturna. A prefeitura diz que foram escolhidos pontos estratégicos

Publicado

em

Em Itapuã, a orla recebeu poucos enfeites natalinos. Foto: Divulgação/Leitor

Com uma extensão de 32 quilômetros, a orla de Vila Velha é uma das mais procuradas no estado por turistas principalmente em época de fim de ano. No entanto, as praias tiveram pouco investimento da prefeitura em relação à decoração de Natal. Em toda a cidade, o Executivo investiu R$ 3,5 milhões em ornamentação. O ponto de maior concentração desses investimentos é a Prainha, onde foi montada, novamente uma vila natalina. Assim como já havia ocorrido no ano passado, a decoração natalina também ganhou espaço bairros mais afastados da região central  da cidade.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No sentido contrário, a iluminação sempre presente na orla de Vila Velha não foi instalada neste ano. Para se ter uma ideia, apenas quatro pontos com enfeites natalinos foram destinados para as praias de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa. As árvores e enfeites foram colocadas em pontos isolados em Itapuã (reta da rua Jair de Andrade), Praia de Itaparica (Praça dos Ciclistas), Praia do Ribeiro e Praia da Costa (reta da avenida Champagnat)

No trecho entre as avenidas Jair de Andrade e Champanhat , por exemplo, não existe nenhuma ornamentação. Nem mesmo as árvores naturais da praia receberam iluminação especial. E esta é a  região onde estão concentrados os principais hotéis do município e que tem grande circulação de turistas.

Procurada pela reportagem do portal ES 360, a prefeitura de Vila Velha afirmou os critérios escolhidos para receber a decoração são estratégicos para atender onde há grande volume de moradores e visitantes. Informou ainda que a iluminação cênica contemplou as cinco regiões da cidade e que, além da Vila Natalina e dos quatro trechos da orla, 26 bairros receberam investimentos em decoração para o Natal.

Entre os locais estão Centro, Praia das Gaivotas, Coqueiral de Itaparica, Praia de Itaparica, Normília da Cunha, Ibes, Araçás, Jardim Colorado, Guaranhuns, Novo México, Barra do Jucu, Riviera da Barra, Santa Paula II, Vale Encantado, Ponta da Fruta, Paul, Glória, Barramares, Zumbi dos Palmares, Cobilândia, Vila Nova, Cocal, Aribiri e Santos Dumont.

Moradores reclamam

O empresário Elcio Teixeira, morador da região de Beverly Hills, diz que sem sombra de dúvida a cidade tem as melhores praias do estado e merece uma atenção especial no Natal para atrair turistas e embelezar o que já é bonito.

“Pessoalmente como morador é frustrante não ter nenhum tipo de decoração. Antes iluminavam as árvores, mas hoje só tem uma única árvore e um potencial enorme de fazer uma decoração em toda a orla”, afirmou.

Quem tem a mesma opinião é o consultor de sistemas Gustavo Lobato, morador da região. Ele afirma que a orla, por ter grande número de visitantes, deveria ter uma ornamentação mais presente.

“É preciso fazer jus à beleza da nossa cidade. Hoje a decoração é praticamente inexistente e deixa muito a desejar”, opinou.

Turismo

Se comparado com outras cidades turísticas brasileiras, como Maceió, por exemplo, a decoração da orla em Vila Velha tem menos encanto para o turista. Na capital de Alagoas, a prefeitura montou uma árvore de natal de 37 metros, a maior já exposta na cidade e a Vila do Papai Noel para tirar fotos e conviver nos espaços.

Moradores e turistas terão ônibus gratuito para conhecer os espaços natalinos espalhados pela orla. Os veículos, que estarão totalmente iluminados e com decoração natalina circula por todos os pontos iluminados da orla marítima.

A cidade de Maceió investiu na decoração da orla para atrair turista. Foto: Divulgação (prefeitura)

Vila Natalina

No Parque da Prainha, foi montada a Vila do Papel Noel. Foto: Divulgação (PMVV)

A prefeitura de Vila Velha inaugurou no Parque da Prainha a Vila Natalina Vila Velha 2022 , onde foi instalada a Casa do Papai Noel.

O local tem árvore multicolorida de 23 metros de altura, iluminação cênica, carrossel com quatro cavalos, roda gigante de 20m com 30 cabines, parquinho temático e túnel de luz de 15m de comprimento, com efeitos especiais que simulam a neve.

O horário de funcionamento da Vila será de segunda a sexta, das 18 às 23h, e sábado e domingo, das 12 às 23h.

O público que visitar a Vila Natalina vai encontrar, além da árvore de 23 metros de altura, um carrossel com quatro cavalos, roda gigante de 20m com 30 cabines, parquinho temático, túnel de luz de 15m de comprimento, com efeitos especiais que simulam a neve e vila gastronômica também recheada de cores e sabores. 

O horário de funcionamento do espaço será de segunda a sexta, das 18 às 23h, e sábado e domingo, das 12 às 23h, com entrada gratuita. A Vila vai funcionar até o dia oito de janeiro na Prainha.