Dia a dia
Corredor passa mal durante prova e morre com lesão muscular aguda
Dorgival Celerino do Nascimento foi diagnosticado com rabdomiólise, uma doença que ocorre quando há lesão muscular aguda

Dorgival Nascimento morreu após ser diagnosticado com rabdomiólise. Foto: Reprodução/Recife Running
Um corredor de 50 anos morreu em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nesta quarta-feira (24), após passar mal em uma prova de corrida. Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de 14 quilômetros na Serra das Russas, entre as cidades de Pombos e Gravatá.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com informações do Hospital Regional do Agreste (HRA), onde o corredor estava internado, ele foi diagnosticado com rabdomiólise, uma doença que ocorre quando há lesão muscular aguda. A condição pode ser provocada por excesso de esforço físico, como no caso de Dorgival.
O corredor foi levado a uma unidade de saúde de Gravatá após passar mal na prova. Na segunda-feira (22), ele foi transferido para o HRA, em Caruaru, onde foi internado na UTI. No entanto, ele não resistiu e morreu na tarde desta quarta-feira.
> O que se sabe até agora sobre a vacina contra a dengue no SUS
A causa da morte de Dorgival foi confirmada pelo HRA como hepatite fulminante e rabdomiólise. A hepatite fulminante é uma forma grave de hepatite que ocorre repentinamente e pode levar à morte.
Este é o segundo caso de morte de corredor em Pernambuco por rabdomiólise em menos de um ano. Em julho de 2023, um homem de 40 anos morreu após participar de uma prova de 10 quilômetros em Petrolina, no Sertão do Estado.
Rabdomiólise
A rabdomiólise é uma síndrome clínica que envolve a ruptura do tecido muscular esquelético. Os sinais e sintomas incluem fraqueza muscular, mialgias e urina marrom-avermelhada, embora essa tríade ocorra em menos de 10% dos pacientes.
> Saiba como uso de insufilm pode evitar doença de pele
A rabdomiólise pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo trauma muscular, como lesões por esmagamento, choques elétricos ou queimaduras; exercício excessivo; infecções, como a gripe ou a COVID-19; medicamentos, como os esteróides anabolizantes ou os bloqueadores neuromusculares; e doenças metabólicas, como a diabetes ou a hipertireoidismo.
Quando as fibras musculares se rompem, elas liberam seu conteúdo na corrente sanguínea. Isso pode causar uma série de complicações como insuficiência renal aguda, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, choque e morte.
O diagnóstico da rabdomiólise é feito com base nos sintomas e nos resultados de exames de sangue e urina. O tratamento depende da causa da rabdomiólise. No entanto, geralmente envolve a reposição de fluidos e eletrólitos, o tratamento da causa subjacente e, às vezes, a diálise.
