Dia a dia
Coração para transplante atravessa Vitória em apenas 4 minutos
O coração seria transportado de Vitória para São Paulo onde o paciente aguardava pelo órgão
Em meio ao temporal que atingiu Vitória na última terça-feira (7), uma ambulância conseguiu atravessar a capital em apenas 4,5 minutos. A operação de alta urgência foi necessária para salvar a vida de um paciente em São Paulo que aguardava a chegada de um coração para transplante.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ambulância, com o apoio da Guarda Municipal, deixou o Hospital São Lucas, no Forte São João, com destino ao Aeroporto de Vitória. A ação, coordenada pelo Grupamento Tático Operacional (GTO), foi uma verdadeira corrida contra o tempo, já que cada minuto poderia comprometer a viabilidade do órgão.
“Sabíamos que precisávamos ser rápidos e precisos. A Central de Monitoramento nos auxiliou informando o trajeto mais viável enquanto nossas equipes organizavam o trânsito para garantir a fluidez”, destacou Charles De Marchi, coordenador do GTO.
Três viaturas do GTO coordenaram o comboio. Uma abriu caminho fechando acessos, outra liberou o trânsito entre os veículos, e uma terceira escoltou a ambulância. Com giroflex e sirenes, o comboio percorreu oito quilômetros em condições adversas, como ruas alagadas e semáforos desativados, em apenas quatro minutos e meio.
No aeroporto, o órgão foi transferido para um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que o transportou para São Paulo.
Para a comandante da Guarda Municipal de Vitória, Dayse Barbosa, a atuação reforça a preparação dos agentes para esses casos de emergência.
“Essa operação mostra como estamos bem equipados e treinados para enfrentar desafios complexos, garantindo segurança e eficiência”, afirmou.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui