fbpx

Dia a dia

Conheça os benefícios da alimentação natural para seu pet

O mercado tem crescido e existe até mesmo cardápio natural balanceado feito para cada animal, pensado no porte e até mesmo se ele tem alguma doença

Publicado

em

Cachorro comendo. Foto: FreePik

Cachorro comendo. Foto: FreePik

Engana-se quem pensa que a alimentação saudável é preocupação apenas para seres humanos. Visando saúde e longevidade para os pets, tutores capixabas têm substituído com segurança a ração dos peludinhos por uma dieta caseira fresca, saudável, nutritiva e muito saborosa. O mercado tem crescido e existe até mesmo cardápio natural balanceado feito para cada animal, pensado no porte e até mesmo se ele tem alguma doença.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> Alimentação natural pode ser a solução para a saúde do pet

A alimentação de cães e gatos com comida fresca e natural ainda é algo muito novo entre donos de animais e profissionais veterinários brasileiros. Antes de mais nada, é preciso esclarecer: alimentação natural para pets está longe de ser o resto da comida humana. Como toda alimentação saudável e balanceada, é feita com ingredientes frescos, selecionados e de qualidade. Esse alimento pode ser oferecido de três formas: cozido, cru com ossos e cru sem ossos.

Dalmata da veterinária nutricionista Caroline. Foto: Arquivo Pessoal

Dalmata da veterinária nutricionista Caroline. Foto: Arquivo Pessoal

A médica veterinária especializada em nutrição, Caroline Siqueira Carlos, comenta que a alimentação natural, se comparada com a ração, promove longevidade e saúde para os animais. “Tanto a ração de qualidade, quanto a alimentação natural, o pet tende a viver mais. A diferença é que os que àqueles que comem ração, costumam ser idosos com doenças crônicas. Àqueles que se alimentam com comida natural, envelhecem de forma mais saudável”, disse.

A veterinária comenta que é possível notar o crescimento dessa proposta até mesmo pela quantidade de empresas que estão surgindo no mercado capixaba. Também há uma busca maior por parte dos tutores, muitos deles já adeptos de uma alimentação natural e buscam o mesmo para seus pets. Há demanda, inclusive, devido à complicações de saúde dos animais, que deve ser tratada com a mudança na alimentação.

“Tem pets que já recusam ração ainda filhotes e outros acabam desenvolvendo problemas de saúde, que podem ser tratados com a alimentação. Eu sempre gostei dessa parte de alimentação na veterinária. Mas minha motivação maior para entrar nessa área foi por causa do meu Damalta. Ele tem problema urinário. O cálculo que forma na bexiga dele é totalmente provocado pelo que ele come, por isso, precisei entrar com a alimentação natural”, contou Caroline.

Foi o caso também da empreendedora Roberta Magalhães Dias. No início da pandemia do novo coronavírus no ano passado, ela abriu as portas da casa dela para o Thor. O cachorro dos filhos, que fica com o marido em São Paulo, veio para passear e acabou ficando. Os dias passavam e o pet não comia direito. Como a empreendedora já conhecia a alimentação natural, passou a pesquisar sobre o assunto e acabou fazendo a introdução no Thor, que adorou.

Entre um passeio e outro com o Thor, Roberta acabava falando sobre a alimentação natural com outros tutores, que sempre se mostravam interessados, mas alegavam falta de tempo para a preparação. Ao ver o anúncio de uma marmita para pet, a empreendedora não pensou duas vezes, fez um curso profissional e, junto com o marido, criaram a Pet AlimentaCão e passaram a preparar marmitas para vender.

“Nosso mercado maior atualmente é a marmita personalizada. Os tutores levam os animais ao veterinário nutricionista, que montam as dietas dos cachorros, e a comida é preparada de acordo com a prescrição. Além de pensarmos no cachorro se deliciando com aquela comida super saborosa que respeita sua biologia, pensamos também em facilitar a vida do tutor”, explicou Roberta.

Marmita congelada do Pet AlimentaCão. Foto: Divulgação

Marmita congelada do Pet AlimentaCão. Foto: Divulgação

A veterinária garante que, além de mais saudável, a alimentação natural é mais palatável para os cães e gatos. Eles vão comer uma diversidade maior de alimentos, com diferentes texturas e sabor, o que auxilia na saúde mental do animal. Indo na contramão daquele que vai comer todos os dias a mesma ração com o mesmo sabor e textura. Ou seja, a comida se torna mais prazerosa. O alimento natural também ajuda na hidratação dos peludinhos, que acabam ingerindo mais água do que àquelas que comem ração.

Mas vale lembrar que a alimentação natural não é dar restos de comida para o seu pet. Pessoas e animais têm necessidades nutricionais diferentes e alguns alimentos dos donos podem até ser prejudiciais aos bichos, como no caso da cebola. Antes de iniciar a introdução, leve seu pet ao veterinário para saber se a saúde dele está em dia. O ideal é providenciar uma dieta especial e ficar de olho na suplementação.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui