Dia a dia
Congresso gratuito alerta sobre violência contra a mulher na Serra
Desde janeiro a abril deste ano, mais de 7,3 mil casos de violência contra a mulher foram registrados no Espírito Santo

A segunda edição do Congresso Pérolas, tem o objetivo de conscientizar e combater a violência contra as mulheres. Foto: Divulgação
Desde janeiro a abril deste ano, mais de 7,3 mil casos de violência contra a mulher foram registrados no Espírito Santo. Esses números equivalem a 60 mulheres agredidas todos os dias no território espírito-santense. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), evidenciam a urgência de ações efetivas para combater esse cenário preocupante.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Família de jovem assassinada no Centro de Vitória faz vaquinha
Com isso, nesta sábado (27), acontecerá a segunda edição do Congresso Pérolas, o evento tem o objetivo de conscientizar e combater a violência contra as mulheres. Com entrada gratuita, o congresso conta com a participação de palestrantes e painelistas especialistas no tema.
O evento será na Primeira Igreja Assembleia de Deus de Laranjeiras, às 16h, na Serra. No congresso serão abordadas questões relacionadas ao feminicídio. Entre as palestrantes estarão presentes a especialista em Segurança Pública e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, Delegada Gracimeri Gaviorno – reconhecida por sua atuação na luta pelos direitos das mulheres -; Maria Clara Mendonça, promotora de Justiça; e Marciane Pereira dos Santos, ex-diarista vítima de um grave caso de violência doméstica, onde teve seu corpo queimado pelo ex-companheiro em uma tentativa de feminicídio.
As mulheres presentes levantarão questões relacionadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra as mulheres, além de discutir estratégias e medidas práticas para combater esse problema social e promover o desenvolvimento da mulher. Além de debater perspectivas jurídicas e legais para o fortalecimento de políticas públicas para mulheres.
A história de superação de Marciane também será compartilhada. Com seu relato, a ex-diarista também pretende alertar as mulheres sobre os sinais de violência e a importância de buscar apoio e denunciar situações de abuso.
Outras personalidades também estarão presentes, a empresária Daniele Curty e presidente da Associação de Comerciantes e Empresários da Grande Jacaraípe; a advogada Josila Rodrigues, da Comissão de Direitos das Mulheres da OAB; a advogada Vanessa Santa Bárbara, Secretária da Associação de Mulheres de Carreira Jurídicas do Espírito Santo; a terapeuta Sheila Moschem; a articuladora Fátima Leandro; a diretora executiva do Ibef-ES, Ana Paulo França; a diretora associada da Fundação Napoleon Hill Juliana Prado; a empresária Kenia Tenório; a pastora Sara Medeiros; e as cantoras Edna Oliveira, Glaucia Nascimento e Jaqueline Silva.
O evento será aberto a todos. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo perfil do Instagram do projeto: @congressoperolas ou pelo link: forms.gle/KBeeoTpY4x3V2BMj7
Para denunciar casos de violência doméstica ou buscar apoio e orientação, é possível entrar em contato com os órgãos como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, o Ministério Público ou ligar para o Disque Denúncia 181.
Serviço
2° Congresso Pérolas
- Dia: sábado (27);
- Horário: 16h;
- Local: Primeira Igreja Assembleia de Deus de Laranjeiras, na Serra;
- Inscrições: @congressoperolas ou pelo link: forms.gle/KBeeoTpY4x3V2BMj7.
