fbpx

Dia a dia

Conclusão da obra do Parque da Prainha vai ficar para fevereiro

Após a conclusão da primeira etapa, será anunciado um novo pacote de obras. A divulgação deve acontecer no primeiro trimestre de 2024

Publicado

em

Obra de revitalização no Parque da Prainha. O mar ao fundo com os prédios

Obra de revitalização do Parque da Prainha, em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV

Anteriormente anunciada para janeiro de 2024, a entrega da obra de revitalização do Parque da Prainha deve demorar um pouco mais. Durante entrevista no programa EStúdio 360, da TV Capixaba, a secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, disse que a população vai voltar a frequentar o parque no final de fevereiro de 2024.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Nós tivemos um atraso considerável na parte do licenciamento. Estamos falando de uma área que é totalmente preservada pelo Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional). Superado esse atraso, a obra andou muito bem. A parte mais trabalhosa está pronta. E a previsão é de que entregaremos o Parque para a população no final de fevereiro”, explicou Menara.

De acordo com a secretária, a população havia voltado a utilizar a área do Parque da Prainha. Por isso, para a execução do projeto tanto os moradores do entorno, quanto os frequentadores foram ouvidos. Após a obra o local vai contar com playground, pracão, área verde, fonte interativa para crianças, vestiário, área de alimentação, e um grande espaço para receber eventos. “Pensamos num espaço para receber shows e turistas. Pois não podemos esquecer que o Parque da Prainha é palco do terceiro maior evento religioso do país, que é a Festa da Penha. Agora ela vai contar com um espaço adequado para receber os romeiros”, destacou a secretária.

O projeto está ganhando forma. Já conta com um trecho gramado, com piso e algumas árvores. Mas a proposta prevê que o verde ganhe mais espaço. “Já plantamos cerca de 20 novas árvores. Mas está previsto o plantio de outras. A gente quer que seja um ambiente sustentável, que seja agradável para quem esteja frequentando”.

Pescadores

Após a conclusão da primeira etapa, será anunciado um novo pacote de obras. A divulgação deve acontecer no primeiro trimestre de 2024. Entre os projetos que serão anunciados está a requalificação da área onde estão alocadas as peixarias. ” A ideia é proporcionar um ambiente de trabalho que seja salubre, que seja adequado às normas da Vigilância Sanitária e que com isso aumente as vendas deles”, explicou Menara.

A secretária explicou que hoje o tráfego de embarcações na região está sobrecarregado. Para resolver o problema, a prefeitura contratou um engenheiro naval que elaborou o projeto de um píer. A proposta foi enviada para Capitania dos Portos e aguarda liberação. “Vai ter um píer fixo, adequado para receber as grandes embarcações. Elas normalmente demoram um tempo maior para fazer o embarque e desembarque de mercadorias. E teremos essa área adequada para recebê-las. Desta forma, a gente vai limpar o visual. Hoje a Prainha é uma praia que poucos conhecem. Queremos que ela seja frequentada pelas famílias”, completou.