fbpx

Dia a dia

Conclusão da obra do Parque da Prainha vai ficar para fevereiro

Após a conclusão da primeira etapa, será anunciado um novo pacote de obras. A divulgação deve acontecer no primeiro trimestre de 2024

Publicado

em

Obra de revitalização no Parque da Prainha. O mar ao fundo com os prédios

Obra de revitalização do Parque da Prainha, em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV

Anteriormente anunciada para janeiro de 2024, a entrega da obra de revitalização do Parque da Prainha deve demorar um pouco mais. Durante entrevista no programa EStúdio 360, da TV Capixaba, a secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, disse que a população vai voltar a frequentar o parque no final de fevereiro de 2024.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Nós tivemos um atraso considerável na parte do licenciamento. Estamos falando de uma área que é totalmente preservada pelo Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional). Superado esse atraso, a obra andou muito bem. A parte mais trabalhosa está pronta. E a previsão é de que entregaremos o Parque para a população no final de fevereiro”, explicou Menara.

De acordo com a secretária, a população havia voltado a utilizar a área do Parque da Prainha. Por isso, para a execução do projeto tanto os moradores do entorno, quanto os frequentadores foram ouvidos. Após a obra o local vai contar com playground, pracão, área verde, fonte interativa para crianças, vestiário, área de alimentação, e um grande espaço para receber eventos. “Pensamos num espaço para receber shows e turistas. Pois não podemos esquecer que o Parque da Prainha é palco do terceiro maior evento religioso do país, que é a Festa da Penha. Agora ela vai contar com um espaço adequado para receber os romeiros”, destacou a secretária.

O projeto está ganhando forma. Já conta com um trecho gramado, com piso e algumas árvores. Mas a proposta prevê que o verde ganhe mais espaço. “Já plantamos cerca de 20 novas árvores. Mas está previsto o plantio de outras. A gente quer que seja um ambiente sustentável, que seja agradável para quem esteja frequentando”.

Pescadores

Após a conclusão da primeira etapa, será anunciado um novo pacote de obras. A divulgação deve acontecer no primeiro trimestre de 2024. Entre os projetos que serão anunciados está a requalificação da área onde estão alocadas as peixarias. ” A ideia é proporcionar um ambiente de trabalho que seja salubre, que seja adequado às normas da Vigilância Sanitária e que com isso aumente as vendas deles”, explicou Menara.

A secretária explicou que hoje o tráfego de embarcações na região está sobrecarregado. Para resolver o problema, a prefeitura contratou um engenheiro naval que elaborou o projeto de um píer. A proposta foi enviada para Capitania dos Portos e aguarda liberação. “Vai ter um píer fixo, adequado para receber as grandes embarcações. Elas normalmente demoram um tempo maior para fazer o embarque e desembarque de mercadorias. E teremos essa área adequada para recebê-las. Desta forma, a gente vai limpar o visual. Hoje a Prainha é uma praia que poucos conhecem. Queremos que ela seja frequentada pelas famílias”, completou.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui