Dia a dia
Como usar o Chat GPT (ou Inteligência Artificial) para planejar sua viagem
Com a sua capacidade de personalização, muitos viajantes passaram a buscar no chatbot dicas de viagens, como alternativa as buscas tradicionais

Os chatbots de inteligência artificial, como o Chat GPT, estão se tornando aliados de muitos viajantes. Foto: Freepik
Planejar uma viagem nunca é uma tarefa fácil. Envolve extensa pesquisa, consulta a diversos guias e até mesmo solicitar opiniões de outras pessoas. Em meio a essa abundância de informações, é comum o planejamento se tornar confuso e, consequentemente, gerar estresse.
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No entanto, com os avanços da tecnologia de chatbots de Inteligência Artificial, muitas pessoas encontraram um aliado para facilitar o planejamento das férias: o Chat GPT. Essa ferramenta tem se destacado por fornecer aos usuários uma lista de recomendações claras, o que é considerado um dos maiores atrativos dessa tecnologia.
O segredo para usar o Chat GPT com sucesso
As respostas rápidas, descomplicadas e simplificadas são características que diferenciam os chatbots, mas há um aspecto que atrai ainda mais os usuários: a personalização. É possível receber diversas alternativas de programas ou rotas – diferentes do comum – para o destino planejado.
O segredo para usar o chat de forma satisfatória está na quantidade de detalhes fornecidos pelo usuário. Para obter bons resultados em uma “pesquisa” realizada com o chatbot, é necessário fornecer informações completas. Dessa forma, o viajante também precisa ter clareza sobre suas preferências, estilo de viagem e saber especificar suas vontades.
Quanto mais informações forem oferecidas, melhores serão as respostas fornecidas pelo chatbot. Assim, em vez de uma lista genérica de atividades, o chatbot será capaz de oferecer as melhores alternativas com base nas preferências do usuário.
Outra vantagem do chatbot é sua capacidade de manter “conversas” com os usuários. Ele se lembra dos diálogos anteriores e pode fornecer informações adicionais com base nos tópicos discutidos. Além disso, caso o usuário não goste de uma opção oferecida, é possível ignorá-la prontamente e mudar para outro assunto, sem se preocupar com os sentimentos da máquina.
Entretanto, como se trata de uma máquina, às vezes as respostas do chatbot podem ser vagas. Portanto, é importante aprofundar os assuntos e solicitar cada vez mais opções para obter informações mais precisas.
Verifique as informações fornecidas
Os chatbots de IA podem parecer incríveis, mas ainda apresentam algumas limitações em relação às suas capacidades. Por exemplo, o Chat GPT possui um histórico de informações apenas até 2021, o que significa que algumas informações podem estar desatualizadas. Então, durante a conversa, é possível que o chatbot sugira um restaurante que esteja fechado ou uma estrada em reforma. Por esse motivo, é essencial verificar as informações fornecidas.
Embora a tecnologia possa ser um recurso útil, é importante compreender que ela não possui acesso a preços atualizados de passagens ou a capacidade de fazer reservas em hotéis recomendados. Os chatbots podem fornecer orientações e sugestões, mas é necessário recorrer a fontes confiáveis e realizar verificações adicionais para obter informações precisas e atualizadas.
