Dia a dia
Como usar a nota do Enem para ingressar em universidades no exterior
Os processos de admissão no exterior podem ser complexos e cheios de etapas. Cada universidade define o peso da nota do exame brasileiro
Criado há 25 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada de muitos brasileiros para o ensino superior, seja para ingressar em instituições públicas ou privadas. Mas o que muitos não sabem é que o exame também dá a oportunidade de entrar em universidades internacionais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A oportunidade depende das regras de cada país. Os processos de admissão no exterior podem ser complexos e cheios de etapas, por exemplo, o peso da nota no Enem pode variar de universidade para outra, isso porque cada uma define suas regras.
Conheça as universidades que aceitam o Enem:
Portugal
Cerca de 51 universidades em Portugal aceitam o Enem em seu processos. Esse alto número se devido a um acordo entre os governos dos países. A Universidade de Coimbra (UC) foi a primeira a aceitar o exame. O peso da nota na prova para ingressar na Universidade é diferente para cada curso. A pontuação mínima é de 120 na escala portuguesa, o que equivale a 600 na escala brasileira. Para conferir todos os detalhes basta acessar a página da universidade.
Outras instituições também aceitam a pontuação da prova. Confira a lista completa:
- Universidade do Algarve (UAlg)
- Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)
- Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
- Instituto Politécnico do Porto (P.Porto)
- Instituto Politécnico Portalegre (IPP)
- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)
- Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
- Universidade de Aveiro (UA)
- Instituto Politécnico da Guarda (IPG)
- Universidade de Lisboa (ULisboa)
- Universidade do Porto (U.Porto)
- Universidade da Madeira (UMa)
- Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
- Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarem)
- Universidade dos Açores (UAc)
- Universidade da Beira Interior (UBI)
- Universidade do Minho
- Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu)
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Universidade Lusófona)
- Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
- Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
- Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)
- Universidade Lusófona do Porto (ULP)
- Universidade Portucalense (UPT)
- Instituto Universitário da Maia (Ismai)
- Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia)
- Universidade Católica Portuguesa (UCP)
- Universidade Fernando Pessoa (UFP)
- Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Ispa)
- Instituto Leonardo da Vinci (ILV)
- Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Essa)
- Universidade Lusíada – Norte
- Universidade Lusíada
- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
- Escola Superior Artística do Porto (Esap)
- Universidade Europeia
- Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL)
- Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP)
- Universidade Autônoma de Lisboa (UAL)
- Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso)
- Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe)
- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Ismat)
- Instituto Superior Dom Dinis (Isdom)
- Instituto Superior de Gestão (ISG)
- Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (Isla Santarém)
- Instituto Superior de Gestão e Administração de Gaia (Isla Gaia)
- Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) de Lisboa
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
- Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) do Porto
- Universidade Nova de Lisboa
Mas é importante ficar atento para um detalhe: essa parceria do MEC com o governo português não cobre os custos de mensalidade ou de vida no país, já que Portugal cobra de seus graduandos para estudar. Nesta página você confere mais detalhes sobre as universidades portuguesas.
Reino Unido
São poucas as instituições de ensino superior que aceitam o Enem. Entre elas, está a Universidade de Kingston desde que o resultado seja igual ou superior a 55%, entre outros critérios. Outras universidades também aceitam a pontuação do exame como um de seus critérios, são elas:
Mas vale ficar atento, pois elas ainda podem pedir que se faça o vestibular local. A nota do Enem, em universidade britânicas, é somada a outros tópicos, como fluência em inglês, histórico escolar referente ao Ensino Médio e atividades extracurriculares.
No entanto, vale destacar que, universidades como Oxford, Cambridge e London School of Economics (LSE) – que são as mais concorridas do país – não aceitam o exame como forma de ingresso.
Irlanda
Na Irlanda, três universidades aceitam a pontuação do Enem. A University College Dublin é uma delas, para ingressar na instituição o candidato deve apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ter cursado o primeiro ano de algum curso de bacharelado ou licenciatura no Brasil. Outras universidades também aceitam a pontuação da prova, são elas: University College Cork e National College of Ireland, sendo que cada uma possui suas próprias exigências.
França
Ainda na Europa, algumas universidades da França também aceitam a pontuação do Enem, entre elas estão a École Normale Supérieure e Université Paris-Saclay. No entanto, é importante se atentar em alguns pontos, pois no país esse processo é mais complexo. Muitas instituições exigem que o candidato deve ter sido primeiramente aprovado em uma universidade no Brasil em um curso semelhante aquele escolhido no país europeu. Entre outras exigências estão um histórico escolar com boas notas e exame de proficiência em francês.
Estados Unidos
Indo para o continente norte-americano, algumas universidade dos Estados Unidos aceitam a nota no Enem como uma de suas etapas. A New York University é uma delas, na universidade a nota do exame brasileiro substitui ao que se equivale o vestibular estadunidense, o SAT ou ACT. Por aceitar estudantes de vários outros países, a NYU criou a Test Flex Policy, que permite aceitar exames de outras nacionalidades.
Os estudantes podem enviar as próprias notas para a instituição, porém elas devem ser confirmadas pelos responsáveis da escola onde cursaram o ensino médio para serem oficializada pela New York University.
Outras instituições que também aceitam a pontuação são a Northeastern University, a Temple University e a Drexel University.
Canadá
No Canadá, umas das melhores universidades do país, aceita a nota do Enem. A Universidade de Toronto, exige nota do exame e o diploma do ensino médio. Mas algumas notas são mais importantes, como a pontuação em matemática, fundamental para a candidatura.
Outras instituições também aceitam a nota do Enem, são elas: Humber College e Trent University.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui