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Dia a dia

Como escolher a escola ideal para o seu filho

Afinidade com valores e métodos de ensino se torna o principal critério para famílias após a pandemia da covid-19

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A convivência entre as crianças é parte essencial do desenvolvimento escolar e social

A convivência entre as crianças é parte essencial do desenvolvimento escolar e social. Foto: Reprodução/Instagram/@escolamontealvo

Escolher a escola ideal para os filhos deixou de ser uma decisão baseada apenas em critérios práticos, como localização, mensalidade ou período integral. Cada vez mais, as famílias têm priorizado a proposta pedagógica das instituições de ensino. Ou seja, o que realmente pesa é o modo como a escola enxerga e aplica a educação no dia a dia.

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Para o educador e diretor-geral da Escola Monte Alvo, Juliano Campana, essa mudança ganhou força com a pandemia da covid-19. Com as crianças estudando em casa, os pais passaram a acompanhar mais de perto o conteúdo escolar e o modelo de ensino oferecido. “Da pandemia para cá, houve um aumento expressivo de pais que procuram as escolas avaliando a filosofia de ensino, a metodologia, a concepção de aprendizagem, a forma como a instituição se relaciona com a comunidade e os valores que permeiam todas as atividades desenvolvidas na unidade de ensino”, afirma.

A nova postura das famílias, segundo Campana, revela uma preocupação com a formação mais ampla das crianças. Por isso, as instituições que promovem, além do aprendizado acadêmico, o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades para a vida têm se destacado na preferência dos pais.

Participação da família faz diferença

Outro ponto que influencia na decisão dos responsáveis é a forma como a escola se comunica com os pais e os envolve no processo de aprendizagem. “A participação dos pais transmite segurança às crianças. A escola deve proporcionar momentos para que pais e filhos trabalhem juntos o conhecimento, toda semana, de forma que vire uma rotina na vida da família”, explica Campana.

A relação entre professores e responsáveis também é vista como estratégica. Segundo o diretor, quanto mais proximidade e diálogo existirem entre a escola e os pais, maior será o entendimento sobre a proposta educacional e, consequentemente, a valorização do trabalho desenvolvido pela instituição. “Quanto mais os pais conhecerem a escola e compreenderem seu modelo educacional, mais poderão entender e valorizar a instituição”, conclui.

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