Dia a dia
Como conseguir enxoval de bebê de graça no Espírito Santo
Prefeituras capixabas, através do CRAS, disponibilizam uma espécie de kit maternidade para ajudar as famílias

Enxoval disponibilizado pela Prefeitura de Vitória. Foto: Leonardo Duarte
O enxoval é extremamente importante para cuidar de um bebê quando ele nasce. Mas todo mundo sabe que alguns itens são caros e nem todo mundo consegue montar. Por isso, alguns lugares oferecem de maneira gratuita o enxoval para as futuras mamães.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A capital capixaba oferece o programa “Sou da Ilha”, em que a Prefeitura de Vitória, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), fornece para as crianças. O kit maternidade é composto por bolsa maternidade, body, manta, toalha de banho infantil, meia, fralda descartável e sabonete líquido infantil.
O programa é uma iniciativa para melhorar a saúde materno-infantil. Para receber o kit, a gestante precisa morar em Vitória, realizar seis ou mais consultas de pré-natal e um ou mais atendimentos odontológicos. Além disso, é necessário estar com o cartão de vacinação atualizado e participar do grupo de gestantes na Unidade de Saúde onde será feita a entrega dos kits.
> É mãe de primeira viagem? Saiba o que observar na hora de planejar o parto
Colatina
Outra cidade capixaba que também fornece esse kit enxoval é Colatina. Por meio do CRAS do município, a assistência social disponibiliza um kit para os bebês. Para ter acesso, é necessário ser residente da cidade, ter renda familiar por pessoa inferior a 1/2 salário mínimo e estar na 38ª semana de gestação ou ter nascido um novo membro na família. A entrega é feita através de agendamento pelo CRAS da cidade.
Aracruz
O município de Aracruz também tem programa que auxilia as pessoas que estão para ganhar o bebê. Para ter direito ao benefício, é necessário que a pessoa vá ao CRAS mais próximo da residência ou até a Secretaria de Assistência Social do município. Na cidade, o auxílio é dado para quem tem renda per capita igual ou inferior a ¼ do salário mínimo.
