fbpx

Dia a dia

Começa a reforma de mais um símbolo da cultura no Centro de Vitória

Os prédios dos cinco armazéns, da Vports serão revitalizados. A previsão é que a obra seja concluída em maio de 2024

Publicado

em

Começa a reforma dos armazéns do Porto de Vitória.

Começa a reforma dos armazéns do Porto de Vitória. Foto: Patrícia Battestin

O Centro de Vitória se prepara para ganhar uma nova paisagem e resgatar um importante espaço utilizado para a cultura. Os prédios dos cinco armazéns, da Vports,  serão reformados. As obras foram iniciadas na primeira semana de agosto pela companhia e englobará etapas de recuperação estrutural, tratamento de patologias do concreto, infiltrações e  reforma das estruturas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O investimento será de aproximadamente R$ 130 milhões em infraestrutura e superestrutura portuária. O projeto faz parte das obrigações do caderno de encargos da concessionária. A primeira fase contempla limpeza e tratamento de fachadas, além do reforço estrutural. A cor será escolhida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, retratando as cores originais dos armazéns à época de sua construção.

“Além de ser uma parte importante do porto que, pelas condições estruturais, não pode ser utilizada, o conjunto dos cinco armazéns tem uma importância social e histórica significativa para a comunidade de Vitória.  Reformar essa estrutura é representativo em vários aspectos. O projeto reafirma nosso compromisso em apoiar a revitalização do centro de Vitória com a melhoria da ambiência da região, garantindo a integração entre a cidade e o porto”, considera o diretor-presidente da VPorts, Ilson Hulle.

A previsão é que a reforma dos armazéns seja finalizada em maio de 2024. Enquanto estão em andamento a equipe da VPorts realiza estudos para definir a finalidade que os espaços terão. As estruturas dos armazéns foram construídas nas décadas 40 e 50, o que remete ao século passado devido à arquitetura singular, que foi parcialmente mantida ao longo dos anos. O secretário estadual de cultura Fabrício Noronha, comemora a obra e almeja que os armazéns voltem a dar espaço para a cultura.

“O Porto de Vitória faz parte da nossa história, do desenvolvimento do nosso estado, e há algum tempo é um patrimônio tombado pelo nosso conselho estadual de cultura, ou seja, tem uma importância e um reconhecimento estadual. E a partir disso o conselho e a secretaria de cultura têm acompanhado todo o processo da reforma, das autorizações, das prospecções das cores, para gente resgatar também um pouco desta história, desta construção tão importante. Além disso,  a secretaria da cultura tem conversado com o porto, a respeito da destinação de alguns armazéns com a finalidade cultural. Nós sabemos que o Armazém 5 sempre funcionou como espaço cultural da prefeitura de Vitória e agora o governo do estado tem estudado a utilização desses armazéns 4 e 5 para uma finalidade cultural bem bacana. E neste momento de estudo a gente está muito animado para este movimento, que no final das contas também revitaliza o nosso Centro de Vitória, junto com nosso Teatro Carlos Gomes reformado, cria todo um circuito ligado a história, ligado ao patrimônio, ligado à cultura”, finalizou o  Fabrício.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui