Dia a dia
Com 45 mil notificações, ES realiza Dia D contra a Dengue neste sábado
Foram notificados 45.186 possíveis casos de dengue no Espírito Santo e dois óbitos confirmados, além de outros 17 em investigação
Até esta quarta-feira (28), foram notificados 45.186 possíveis casos de dengue no Espírito Santo e dois óbitos confirmados, além de outros 17 em investigação. Desde o início da imunização contra, 4.099 crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas. Para combater a epidemia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai realizar o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue no próximo sábado (2).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Estamos comprometidos com o enfrentamento a essa epidemia para preservar a vida. No próximo sábado (2), Dia D, estaremos juntos incentivando as ações municipais de vacinação e de combate na eliminação dos focos do mosquito. Os cuidados devem ser de todos, pois 80% dos focos estão nas residências. A dengue é uma ameaça e pode ser fatal. Precisamos unir forças!”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.
> Dengue sobrecarrega saúde no ES; Serra registra 60 mil atendimentos
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está em contato com os municípios para reforçar a importância das realizações das ações de combate à dengue com a população no próximo sábado (2).
VITÓRIA
A Prefeitura de Vitória continua intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e participará do Dia D contra Dengue, neste sábado (2). Dezenas de agentes de combate às endemias percorrerão diversos locais da cidade em busca de possíveis criadouros do mosquito. A ação vai começar às 7 horas e seguirá até 13 horas.
> Sintomas de dengue? Saiba onde buscar atendimento em Vitória
CARIACICA
Cariacica está intensificando as ações de combate à dengue. E neste sábado (2), das 8h às 12h, a prefeitura irá promover uma ação de limpeza, orientação e vacinação em Rio Marinho e Flexal II. O Dia D de combate à dengue em Cariacica será em consonância com a mobilização nacional e irá reunir mais de 170 servidores das secretarias de Saúde, Serviços e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente.
Durante o Dia D, serão realizados limpeza e recolhimento de entulhos, visita às residências e estabelecimentos comerciais para identificação de criadouros, aplicação de larvicida, orientação à população, vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos, notificação de terrenos baldios e sujos, entre outras ações.
SERRA
Neste sábado (2), a Serra vai vacinar crianças de 10 e 11 anos contra a dengue sem necessidade agendamento.
No Shopping Montserrat, localizado em Colina de Laranjeiras, o atendimento acontece das 9 às 17 horas. No evento Serra + Saúde será possível vacinar as crianças entre 8 e 14 horas, na Unidade Regional de Feu Rosa, em Feu Rosa.
> Nove sinais para ficar atento durante a alta de casos da dengue
Nos dois locais serão ofertadas, além da vacina contra a dengue para crianças de 10 a 11 anos, as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Por isso, também é uma oportunidade para quem precisa atualizar o Cartão de Vacina.
Mas vale lembrar que é importante apresentar documento pessoal, CPF ou Cartão do SUS. No caso da vacinação infantil, também é necessário levar a Caderneta da Criança.
VILA VELHA
A vacinação contra a dengue em Vila Velha, voltada para crianças de 10 e 11 anos, também está sendo feita por agendamento. Foram abertas 600 vagas para imunização neste sábado (2), das 11 às 18 horas, no Shopping Praia da Costa. No local será administrada exclusivamente esta vacina e é necessário que os agendados apresentem comprovante de residência e comprovação de agendamento.
Vacinação sem agendamento será ofertada neste sábado (2), na Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores do Xuri. Além das vacinas de rotina e de campanha, estará disponível a vacina contra a dengue. São 100 doses para crianças de 10 e 11 anos.
CASOS DE DENGUE FAZ ES DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Na última semana, o governo do Estado decretou situação de Emergência em Saúde Pública no Estado, em razão do cenário epidemiológico das arboviroses. Além disso, constituiu o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses, com ações a serem desenvolvidas em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com a possibilidade de articulação de demais órgãos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui