fbpx

Dia a dia

Cidade do ES recebe projeto piloto do novo alerta de desastres

O projeto-piloto do novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, o ‘Defesa Civil Alerta’, foi lançado nesta quarta-feira (7)

Publicado

em

Ruas alagadas em Domingos Martins

Novo sistema de alertas de desastres vai ser testado no Espírito Santo. Foto: Lauro Alves. Foto: reprodução

O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (7), o projeto-piloto do novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, o “Defesa Civil Alerta”. Esta nova tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas com aviso sonoro e vibratório, que se destacam sobre qualquer outro conteúdo na tela do usuário, mesmo em celulares em modo silencioso.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Cachoeiro do Itapemirim (ES) está entre os 11 municípios selecionados para a fase de testes, que começa no próximo sábado (10), às 15h50, com a mensagem “Demonstração, Novo Sistema de Alerta de Emergência”. Todas as pessoas em áreas de risco, incluindo visitantes estrangeiros, receberão as mensagens sem necessidade de cadastro prévio.

> Radares de Cariacica começam a multar. Veja velocidade

A partir de 10 de agosto, o sistema será testado em outros 10 municípios brasileiros por um período de 30 dias. São eles: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Após o período de testes, o sistema será gradualmente expandido para todo o país.

Os alertas são classificados em duas categorias: severos e extremos. Alertas severos podem ser configurados pelos usuários, enquanto alertas extremos são fixos e não podem ser alterados, sendo emitidos independentemente das configurações do aparelho. A mensagem será gratuita e disponibilizada por todas as operadoras de telefonia móvel.

> Secretário fala sobre desafios com obras que mudam trânsito em Vitória

Celulares fabricados a partir de 2020, com sistemas Android e iOS, são compatíveis, mas modelos mais antigos também podem recebê-los. Mesmo se o aparelho estiver em roaming interoperador, o alerta será transmitido. Para esclarecer dúvidas, a população pode entrar em contato com o 1331 ou com o canal da Anatel. A ferramenta é considerada um recurso importante para salvar vidas, oferecendo alertas em tempo hábil para a proteção da população.

SISTEMA

O Defesa Civil Alerta complementará outras ferramentas de alertas de emergência que já são utilizados no país, por SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. A nova iniciativa usará o Sistema de Transmissão Via Telefonia Celular, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio, que permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estejam em localidades com risco de desastres naturais como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou causados pelo homem.

FUNCIONAMENTO DO ALERTA

A população não precisará realizar nenhum tipo de cadastro. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade das Defesas Civis competentes nos municípios e nos estados em tempo real para todos os celulares conectados à rede móvel 4G ou 5G. A mensagem de alerta aparecerá sobreposta ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular. A depender da gravidade do alerta, também será emitido um sinal sonoro similar a uma sirene. Para o recebimento dos alertas, o celular deve estar conectado à rede móvel 4G ou 5G.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui