Dia a dia
Cidade do ES contrata, mas fica sem decoração de Natal
A decoração de Natal deveria ter sido inaugurada no dia 16 de novembro. O contrato previa 6 árvores de Natal e mais de 300 adereços luminosos
Enquanto diversas cidades do Espírito Santo já estão iluminadas e enfeitadas para o Natal, Anchieta permanece as escuras, sem o tradicional brilho das festas de fim de ano. Segundo a Prefeitura, o motivo é o descumprimento de prazos pela empresa contratada para fornecer os adereços, que deveriam ter sido inaugurados no dia 16 de novembro.
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A empresa MP3 Distribuição e Importação de Utilidades venceu o processo licitatório iniciado em julho e concluído em outubro. O contrato, no valor de R$ 82.392, previa a instalação de seis árvores de Natal com quatro metros de altura e mais de 300 adereços luminosos que prometiam transformar a cidade em um ponto de visitação e celebração natalina.
Apesar de a ordem de fornecimento ter sido assinada em 21 de outubro, a empresa não entregou o material até agora. O secretário municipal de Turismo, Caio Mozzer, lamentou a situação e explicou que todas as tentativas de solucionar o problema com a empresa foram frustradas.
“Temos feito insistentes cobranças à empresa, e as desculpas para não entrega do material são as mais diversas. Não nos resta outra opção senão tomar as medidas legais cabíveis”, afirmou Mozzer.
A falta da tradicional decoração natalina em Anchieta, que costuma atrair turistas e alegrar moradores, é sentida em uma época em que a cidade deveria estar no clima festivo. A Prefeitura informou que já estuda alternativas para resolver a situação e buscar uma solução que atenda à população.
O que diz a MP3 Distribuição e Importação de Utilidades
Nós entramos em contato com a MP3 Distribuição e Importação de Utilidades, que respondeu por meio da seguinte nota, que foi publicada na íntegra: “A respeito dos questionamentos sobre o atraso na entrega dos itens de decoração natalina para a Prefeitura Municipal de Anchieta, esclarecemos o seguinte:
Os produtos foram faturados e despachados no dia 14 de novembro de 2024 por meio da transportadora FedEx. Contudo, conforme informações disponíveis no sistema de rastreamento da própria transportadora, a entrada efetiva da mercadoria em seu sistema ocorreu apenas no dia 19 de novembro de 2024. O prazo inicial estipulado para a entrega era de até oito dias úteis, o que previa a chegada dos itens no município de Anchieta por volta do dia 26 de novembro de 2024.
Infelizmente, este prazo não foi cumprido, e não recebemos nenhum tipo de notificação ou justificativa formal da transportadora acerca do atraso. No momento em que fomos contatados pelo Sr. Caio, representante do município de Anchieta, questionando o não recebimento da mercadoria, iniciamos imediatamente uma investigação para identificar o motivo do atraso.
Durante essa apuração, fomos informados por um funcionário da FedEx que a mercadoria teria sido recusada no local de entrega. Contudo, o Sr. Caio afirmou desconhecer qualquer tentativa de entrega. Ao retornarmos à transportadora para esclarecimentos, foi aberto um protocolo interno para averiguar a situação. Emitimos, então, uma Carta de Correção Eletrônica (CC-e) para reforçar os dados do endereço de entrega e facilitar o processamento pela transportadora.
Ainda assim, enfrentamos dificuldades, pois o prazo dado pela transportadora para concluir a apuração foi de cinco dias úteis, considerado excessivamente longo, além de a FedEx ter se recusado a fornecer um telefone ou meio de contato direto da filial responsável pela entrega em Anchieta.
Após esforços para agilizar o processo, conseguimos contato com um parceiro local da transportadora no Espírito Santo, que nos informou que a entrega está programada para ocorrer terça-feira, dia 10 de dezembro de 2024.
Destacamos que, desde o início, não poupamos esforços para garantir que a entrega ocorresse no prazo originalmente estabelecido, mas enfrentamos severas dificuldades decorrentes do atendimento ineficiente e do suporte limitado fornecido pela transportadora.
Reforçamos nosso compromisso com a conclusão do fornecimento e lamentamos profundamente os transtornos ocasionados por esta situação, que foge ao nosso controle direto. Continuamos empenhados em acompanhar de perto a entrega e prestar todo o suporte necessário ao município de Anchieta. “
Veja a nota da prefeitura na íntegra
“A Prefeitura Municipal de Anchieta vem a público informar as razões pelas quais a cidade ainda não recebeu a decoração natalina que tanto encanta moradores e visitantes. Tal situação decorre do não cumprimento contratual por parte da empresa MP3 Distribuição e Importação de Utilidades, vencedora da licitação para venda dos enfeites natalinos.
A Prefeitura informa ainda que todos os trâmites da licitação obedeceram aos prazos necessários para que a entrega fosse feita com a antecedência que o período exige, como ocorre todos os anos. O certame foi aberto em 16 de julho e concluído em outubro. O pedido do material foi realizado no dia 16 de outubro e a ordem de fornecimento assinada em 21 de outubro.
Estamos tomando todas as medidas legais cabíveis para que a empresa seja responsabilizada por sua conduta.
Lamentamos profundamente os transtornos e a frustração que essa situação causa a todos nós, moradores, que aguardamos por essa época do ano para celebrar com alegria e encanto.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a transparência enquanto busca uma solução para amenizar o problema gerado.”
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