fbpx

Dia a dia

Ciclone muda o tempo no ES e coloca cidades em alerta

Rajadas de vento, queda de temperatura e risco de ressaca atingem o estado com avanço de ciclone extratropical

Publicado

em

Frio e chuva no Centro de Vitória

Frio e chuva no Centro de Vitória. Foto: Reprodução/Instagram/@brunozordann

O avanço de um ciclone extratropical sobre o oceano, próximo à costa do Sul do Brasil, alterou as condições climáticas no Espírito Santo nesta terça-feira (29). A mudança provocou rajadas de vento, aumento da nebulosidade e alerta para ressaca no litoral capixaba. Segundo a Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os efeitos do sistema devem se prolongar até o fim da semana.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ventos intensos e mar agitado

De acordo com a Climatempo, o vento sul/sudoeste sopra com forte intensidade desde o início da semana, favorecendo a formação de grandes ondas que atingem o litoral sul capixaba. O Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para ventos costeiros em 20 municípios nesta terça-feira (29), com rajadas previstas entre 50 km/h e 70 km/h. O aviso se estende para todo o litoral do Espírito Santo nesta quarta-feira (30).

A previsão também indica mar agitado, com possibilidade de ressaca em trechos do litoral sul do estado. As ondas podem chegar a até 3,5 metros em pontos mais expostos da costa.

Queda nas temperaturas e tempo instável

O ciclone, associado a uma frente fria, trouxe chuvas pontuais e uma massa de ar polar, que deve manter as temperaturas mais baixas nos próximos dias. O Inmet emitiu outro alerta de declínio de temperatura entre 3°C e 5°C para 43 municípios capixabas, válido até a noite desta quarta-feira (30).

MUNICÍPIOS EM ALERTA
Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
São José do Calçado
Serra
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória

Na capital, Vitória, a temperatura mínima nesta terça-feira foi de 19 °C e a máxima não passou dos 26 °C. Para quarta-feira, a previsão é de mais nebulosidade, chuviscos e queda nos termômetros, com mínima de 17 °C e máxima de 23 °C.

Alerta em todas as regiões

Segundo o Incaper, a frente fria provocou aumento de nuvens em quase todo o Espírito Santo, com possibilidade de chuvisco na Grande Vitória e nas regiões Sul e Serrana. Os ventos devem seguir moderados a fortes no litoral, principalmente entre terça e quarta-feira. Na Região Sul, as mínimas variam de 11 °C a 15 °C, com máximas em torno de 24 °C a 29 °C. Já na Região Noroeste, que segue com tempo mais aberto, a temperatura pode chegar aos 32 °C nesta terça, mas tende a cair nos dias seguintes.

Condições seguem instáveis até o fim de semana

Na quinta-feira (31), a umidade vinda do mar mantém o tempo instável no Espírito Santo. Há previsão de chuvas leves à noite no litoral sul e na Grande Vitória. No extremo Norte, pode chover a qualquer momento. As temperaturas devem subir ligeiramente, mas permanecem amenas.

Na sexta-feira (1º), o cenário se repete, com possibilidade de chuvisco em todo o litoral, enquanto o interior do estado deve registrar apenas variação de nuvens. No sábado (2), as instabilidades continuam, com chuvas rápidas no litoral e tempo parcialmente nublado nas demais regiões.

LEIA TAMBÉM: