fbpx

Dia a dia

Ciclistas podem chegar a 70km/h na ciclovia da Terceira Ponte

Na primeira semana de uso, a via caiu no gosto dos capixabas e já somou mais de 11,4 mil acessos desde a inauguração

Publicado

em

Ciclovia da Vida. Foto: Divulgação (Governo/SecomES)

Com inclinação de 4,5% da Ciclovia da Vida da Terceira Ponte, que liga as cidades de Vitória e Vila Velha, a velocidade da bicicleta pode chegar a 70 quilômetros por hora na descida no sentido Vitória. Na primeira semana de uso, a via caiu no gosto dos capixabas e já somou mais de 11,4 mil acessos desde a inauguração, por isso, o subtenente Soares do Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados necessário no tráfego.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No último domingo (3), uma ciclista perdeu o controle da bicicleta e colidiu com a grade da Ciclovia da Vida. A vítima seguia no sentido Vitória, quando na descida não conseguiu frear e caiu. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital São Lucas, em Vitória. Testemunhas disseram que a bicicleta estavam em péssimas condições e, provavelmente, o acidente foi provocado por problemas no freio.

> Vai atravessar a Ciclovia da Vida? Veja as dicas para evitar acidentes

Em casos de acidente, como o ocorrido, há um um plano de resgate. O documento foi elaborado por uma comissão interna do Corpo de Bombeiros. Como o acidente ocorreu na descida da via, no sentido Vitória, que é próximo ao Primeiro Batalhão Bombeiro Militar, o socorro foi feito por meio da ciclovia.

Caso o acidente ocorra no sentido Vila Velha ou em um ponto que não dê para ser feito pela ciclovia, as equipes vão se dirigir à Terceira Ponte de viatura, parando o mais próximo possível do local do acidente sempre na faixa da direita. Os militares também vão providenciar o isolamento de segurança no entorno da viatura e descer pelo guarda-corpo até a Ciclovia da Vida utilizando uma escada.

Após os primeiros socorros, a vítima que não tiver condições de se deslocar deverá ser imobilizada em maca ou prancha e içada até a ponte, utilizando a técnica da escada deslizante.

O equipamento já é utilizado pelos bombeiros em ocorrências de resgate. Já as vítimas com condições de deslocamento deverão ser guiadas pela escada.

A bicicleta da vítima deve ser retirada da ciclovia pela equipe do Corpo de Bombeiros e deixada aos cuidados da equipe da Rodosol, que é a concessionária que administra a Terceira Ponte.

CICLOVIA MAIS ALTA

A Ciclovia da Vida, construída na Terceira Ponte, é a mais alta do país, com 70 metros de altura. Isso entre as capitais. Na sequência, aparecem projetos semelhantes em Natal (RN), onde a Ponte Newton Navarro chega a 63 metros de altura, e em Florianópolis (SC), cujo trecho destinado aos ciclistas na Ponte Hercílio Luz está 30,86 metros acima do nível do mar.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui