fbpx

Dia a dia

Ciclistas podem chegar a 70km/h na ciclovia da Terceira Ponte

Na primeira semana de uso, a via caiu no gosto dos capixabas e já somou mais de 11,4 mil acessos desde a inauguração

Publicado

em

Ciclovia da Vida. Foto: Divulgação (Governo/SecomES)

Com inclinação de 4,5% da Ciclovia da Vida da Terceira Ponte, que liga as cidades de Vitória e Vila Velha, a velocidade da bicicleta pode chegar a 70 quilômetros por hora na descida no sentido Vitória. Na primeira semana de uso, a via caiu no gosto dos capixabas e já somou mais de 11,4 mil acessos desde a inauguração, por isso, o subtenente Soares do Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados necessário no tráfego.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No último domingo (3), uma ciclista perdeu o controle da bicicleta e colidiu com a grade da Ciclovia da Vida. A vítima seguia no sentido Vitória, quando na descida não conseguiu frear e caiu. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital São Lucas, em Vitória. Testemunhas disseram que a bicicleta estavam em péssimas condições e, provavelmente, o acidente foi provocado por problemas no freio.

> Vai atravessar a Ciclovia da Vida? Veja as dicas para evitar acidentes

Em casos de acidente, como o ocorrido, há um um plano de resgate. O documento foi elaborado por uma comissão interna do Corpo de Bombeiros. Como o acidente ocorreu na descida da via, no sentido Vitória, que é próximo ao Primeiro Batalhão Bombeiro Militar, o socorro foi feito por meio da ciclovia.

Caso o acidente ocorra no sentido Vila Velha ou em um ponto que não dê para ser feito pela ciclovia, as equipes vão se dirigir à Terceira Ponte de viatura, parando o mais próximo possível do local do acidente sempre na faixa da direita. Os militares também vão providenciar o isolamento de segurança no entorno da viatura e descer pelo guarda-corpo até a Ciclovia da Vida utilizando uma escada.

Após os primeiros socorros, a vítima que não tiver condições de se deslocar deverá ser imobilizada em maca ou prancha e içada até a ponte, utilizando a técnica da escada deslizante.

O equipamento já é utilizado pelos bombeiros em ocorrências de resgate. Já as vítimas com condições de deslocamento deverão ser guiadas pela escada.

A bicicleta da vítima deve ser retirada da ciclovia pela equipe do Corpo de Bombeiros e deixada aos cuidados da equipe da Rodosol, que é a concessionária que administra a Terceira Ponte.

CICLOVIA MAIS ALTA

A Ciclovia da Vida, construída na Terceira Ponte, é a mais alta do país, com 70 metros de altura. Isso entre as capitais. Na sequência, aparecem projetos semelhantes em Natal (RN), onde a Ponte Newton Navarro chega a 63 metros de altura, e em Florianópolis (SC), cujo trecho destinado aos ciclistas na Ponte Hercílio Luz está 30,86 metros acima do nível do mar.