fbpx

Dia a dia

“Chuva Preta” e “Sol Laranja”: fenômenos que podem chegar ao ES

Os fenômenos são causados principalmente pelo excesso de fumaças vindas dos incêndios em diversas áreas do país

Publicado

em

Os fenômenos, entre eles o Sol Laranja, é causado pela fumaça das queimadas. Foto: Divulgação

A grande quantidade de focos de incêndio registrada no Brasil tem causado, além de um grande desconforto na população por causa da fumaça, fenômenos climáticos em alguns estados brasileiros. Eles são provocados pela grande presença de fuligem no ar devido às queimadas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entre eles, está a chamada “chuva preta”. O fenômeno ocorre quando partículas de fuligem se misturam às gotas de chuva, alterando sua cor. Embora essa precipitação não seja tóxica, ela pode causar estranheza e gerar preocupações sobre a qualidade do ar e os efeitos das queimadas.

O fenômeno já registrado em outros lugares do país está previsto para chegar esse fim de semana nos estados do Sudeste, no entanto, de acordo com o Climatempo, os capixabas não devem assistir esse fenômeno. Pelo menos não neste fim de semana, já que não há previsão de chuva para o território capixaba.

De acordo com informações do Climatempo, o Espírito Santo só vai sentir o efeito de uma nova frente fria na noite da próxima segunda-feira (16) ou terça-feira (17).

“Ate lá, alguma chuva fraca e passageira poderá ocorrer no litoral, por causa de nuvens que se formam no mar e avançam para a costa capixaba, mas a chance de chuva escura, por enquanto, não é considerada, pelo menos até o domingo”, informou o Climatempo.

No entanto, o fenômeno não está totalmente descartado. “É preciso acompanhar a evolução da nuvem de fumaça nos próximos dias com o deslocamento da frente fria pelo leste do Sudeste”, explicou o órgão.

Os meteorologistas explicam que a mistura da fuligem causada pelas queimadas no Brasil, com a umidade oriunda da frente fria vinda da Argentina e do Paraguai, tende a causar o fenômeno – uma espécie de lavagem das sujeiras que subiram à atmosfera, despejando todo esse material na superfície, afetando solo, rios e vegetação.

Outro fenômeno que também tem sido observado no Brasil é o conhecido como “Sol Laranja”, que apesar de encantar pela paisagem esconde uma situação preocupante. O cenário é causado também pela poluição das queimadas, inclusive no Espírito Santo, aliado com o ar seco e a escassez de chuva.

Como a previsão do tempo espera chuva para o estado somente na próxima semana, há uma grande expectativa do fenômeno ser visto no Espírito Santo neste fim de semana no nascer e pôr do sol.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui