fbpx

Dia a dia

Chuva de meteoros acontece nesta madrugada. Vai ser possível ver do ES?

Dessa vez, irá acontecer a chuva de meteoros Perseidas causada pela liberação da poeira do cometa Swift-Tuttle na constelação do Perseu

Publicado

em

O pico da chuva de meteoros acontece nesta segunda. Foto: Freepik

O pico da chuva de meteoros acontece nesta segunda. Foto: Freepik

O mês de agosto será marcado por vários fenômenos astronômicos que vão chamar atenção dos amantes da astronomia. O primeiro deles é a chuva de meteoros, que terá o pico nesta madrugada, a partir da 1h da manhã desta segunda-feira (12).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Dessa vez, irá acontecer a chuva de meteoros Perseidas causada pela liberação da poeira do cometa Swift-Tuttle na constelação do Perseu. Mesmo que ele seja melhor observado no hemisfério norte, esse fenômeno também poderá ser visto no Espírito Santo.

De acordo com o professor e diretor técnico-científico do Planetário de Vitória, Sérgio Bisch, podem ser observados mais de 50 meteoros por hora no hemifério norte. Já no Espírito Santo, é provável que caiam entre 10 e 15 meteoros por hora provindos do horizonte norte.

No estado, a melhor hora deve ser por volta das 5h da manhã. A orientação é que para melhor visualizar o fenômeno, é importante estar em um local que tenha o horizonte norte livre, com o céu escuro e pouca poluição luminosa.

Superlua

Outro fenômeno astronômico que irá acontecer em agosto é a Superlua, prevista para o dia 19. Será um dos dias em que a lua estará com o maior brilho do ano. Isso acontece devido ao perigeu, ou seja, o ponto em que a órbita da lua fica mais perto da Terra. Com isso, o tamanho aparenta ser um pouco maior do que o comum, mesmo que sendo difícil de ser observado a olho nu. A Superlua também será possível de ser observada no Espírito Santo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui