Dia a dia
Celular Seguro: como usar o app que bloqueia aparelhos roubados
Objetivo do aplicativo é conseguir agilizar o processo de bloqueio de linhas telefônicas e aplicativos bancários para tornar o celular inutilizável
O governo federal liberou nesta terça-feira (19) o aplicativo “Celular Seguro”. O app tem como objetivo deixar os aparelhos furtados ou roubados inutilizados de maneira quase imediata.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A plataforma permite que o usuário cadastre celular e, em caso de furto ou roubo, a linha telefônica seja bloqueada imediatamente por meio de outro aparelho celular ou computador.
Bloqueando a linha telefônica, o celular também fica impossibilitado de receber mensagens de texto. Essa função é importante porque via SMS que se altera senhas de vários aplicativos.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lembrou que o aplicativo não substitui a necessidade de comunicação com autoridades policiais no caso de furto, roubo ou perda do aparelho.
Para utilizar o aplicativo é necessário ter uma senha do Gov.br. O app pode ser utilizado por navegador no computador para cadastrar um celular, contato ou fazer boletim de ocorrência.
Computador
Para acessar o Celular Seguro no computador, é preciso visitar o site e fazer login com a senha do Gov.br. A página irá permitir fazer três tipos de cadastro: telefone, contato e ocorrência.
Para cadastrar o celular, clique em “Registrar Telefone” > selecione “Cadastrar Telefone” > indique os dados solicitados > clique em “Cadastrar”.
Para cadastrar um contato, clique em “Pessoa de Confiança” > selecione “Cadastrar Contato” > insira os dados como nome e CPF > clique em “Cadastrar”.
Já para fazer uma ocorrência, selecione “Registrar Ocorrência” > clique em “Meus Telefones” caso seja ocorrência relacionada ao que você cadastrou, ou “Telefones de Confiança”, para os de seus amigos > vá em “Alerta” > indique os dados da ocorrência > clique em “Emitir”.
Celular
O aplicativo também irá ganhar versão para Android e iOS. A previsão é que o lançamento ocorra nesta quarta-feira, numa versão semelhante a do computador.
Para utilizar, é necessário baixar o app na App Store ou Google Play, de acordo com o celular. Da mesma forma que no computador, também será utilizada a senha do Gov.br.
Após aceitar os termos de uso, registre o número do celular que está ligado ao seu CPF. Nesse caso, podem ser cadastrados mais de um número se vinculado ao mesmo CPF.
Também é possível cadastrar uma pessoa para fazer a denúncia no seu lugar. Ela também precisa ter cadastro no Gov.br e ter o app baixado no celular.
Em caso de roubo, é possível fazer ocorrência, seguindo os mesmos passos do que os do computador. Com isso, o app irá notificar a Anatel e aos bancos ligados ao CPF sobre o roubo.
Bancos e linhas telefônicas
O projeto do aplicativo é uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública com instituições financeiras, ABR Telecom e Anatel.
Por isso, a vítima poderá bloquear tanto a linha telefônica quando os aplicativos bancários apenas fazendo a ocorrência pelo aplicativo.
A Anatel será responsável por coordenar as operadoras de telefonia enquanto a ABR Telecom irá receber e validar os pedidos de bloqueios de aparelhos móveis.
Já os bancos, cada um terá uma medida específica, mas no geral, todos tem a função de suspender de maneira temporária os serviços bancários daquele cliente.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui