fbpx

Dia a dia

Casacor ES gera mais de mil vagas de empregos entre diretos e indiretos

À véspera da abertura a mostra capixaba é uma geradora de empregos da obra à sua exibição

Publicado

em

Casacor Espírito Santo 2022. Foto: Divulgação

A maior mostra de arquitetura, urbanismo, paisagismo e design de interiores do Estado, na sua 26ª edição no Espírito Santo, já está gerando uma média de 1.2 mil empregos diretos e indiretos, entre as obras e o período da exposição, que abre suas portas nesta terça-feira, 18 de outubro e segue até 18 de dezembro, no 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

26ª edição no Espírito Santo da Casacor. Foto: Divulgação

A mostra ficará aberta ao público durante dois meses, rodeada dos principais ícones do Estado, como o Convento da Penha, Terceira Ponte e visão privilegiada da capital. Contará com grande elenco de profissionais, das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo, envolvendo mais de quarenta escritórios trabalhando nos ambientes, seja da indústria através da produção do vidro, do aço, entre outros insumos, empresas parceiras, apoiadores e patrocinadores, todos atuando em várias fases da construção. “A CASACOR envolve toda a cadeia de produção, que vai da indústria ao comércio, passando pela área de serviço, envolvendo áreas como gastronomia, paisagismo, comércio, artesanato, design, artes plásticas, para citar alguns”, explica a diretora da CASACOR, Rita Rocio Tristão.

A CASACOR movimenta todos os setores da economia, projetando profissionais e alavancando carreiras. Um dos principais profissionais do mercado capixaba, o design de interiores Sérgio Palmeira é “filho” da primeira edição da CASACOR do 38º BI, realizada em 2006. “De lá para cá minha carreira deslanchou. E costumo dizer que sou filho da CASACOR”, explica o profissional que é um dos que vai assinar dois ambientes, o living e a varanda do mar, na edição deste ano.

Investimento

Para colocar os ambientes prontos para a mostra, Sérgio Palmeira precisou movimentar cerca de um milhão de reais. “Para fazer um projeto se envolvem no mínimo 60 pessoas por espaço, que compreende: obra, estrutura metálica, gesso, pintura, elétrica, marcenaria, vidro e esquadrias, papel de parede, cortina, mobiliário, paisagismo, iluminação e som, além da geração de empregos indiretos. Conseguimos ver isso nos últimos dias da montagem, onde todos se encontram para finalizar o trabalho, tipo um reality show com tempo cronometrado”, destaca o profissional.

Participar da mostra pela primeira fez toda diferença na carreira do design de interiores. “Em 2006, quando iniciei, eu estava no começo da carreira; no segundo ano queria fazer um baita espaço, e construir do zero um loft, já não tinha de onde mais tirar dinheiro para investir, e aí teria que vender meu carro para fazer. Eu vendi e fiz. Resultado?! Ganhei todos os prêmios da mostra e do mercado naquele ano. Hoje eu falo que toda minha história veio da perseverança, de estar pontualmente ano após ano na mostra. Não adianta fazer uma vez e achar que o mercado vai absorver, isso é gradativo. A visibilidade de mercado que a CASACOR me deu foi por eu acreditar e investir todos os anos”, resume Palmeira.

Serviço

26ª CASACOR Espírito Santo 2022

Data: de 18 de outubro a 18 de dezembro 2022
Local: 38º Batalhão de Infantaria – Praia de Piratininga, s/n – Prainha, Vila Velha