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Carro automático: saiba evitar acidentes como o da caminhonete de Vila Velha

O especialista Thiago Woelffel ressalta que, além de todos os cuidados e as práticas que devem adotar para um tráfego seguro, o motorista deve ter atenção redobrada

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Um homem de terno dirigindo um carro com câmbio automático.

Câmbio de carro automático. Foto: FreePik

Uma caminhonete despencou da garagem do segundo andar de um prédio na Praia da Costa, em Vila Velha. Acidentes causados pela má operação do câmbio automático têm ocorrido com frequência, uma vez que essa tecnologia está se popularizando no Brasil. Em 2022, um veículo destruiu uma parede no segundo andar do estacionamento do Atacado São Paulo, em Vitória. Na época, a motorista alegou ter confundido os pedais do veículo.

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De fato, veículos que realizam as trocas de marchas automaticamente proporcionam conforto, especialmente em situações de congestionamento. No entanto, o comentarista Thiago Woelffel, da Rádio BandNews FM Espírito Santo, destaca a importância de utilizar a transmissão automática de forma correta.

Thiago Woelffel ressalta ainda que, além de todos os cuidados e as práticas que devem adotar para um tráfego seguro, o motorista deve ter atenção redobrada aos comandos. “Muitos acidentes podem acontecer por distração do motorista. Mesmo acostumado com o carro automático, acaba distraindo e causando o acidente”.

PARAR O VEÍCULO DO JEITO CORRETO

Vale lembrar que, por padrão, o câmbio automático traz as opções “D” (drive, termo inglês para dirigir); “P” (park, estacionar); “R” (reverse, ré); e “N” (neutral, neutro). Sem contar os modos “L” (low, marcha reduzida), “S” (modo esportivo) e outras opções, que podem mudar, dependendo do veículo. Essa “sopa de letrinhas” pode confundir ainda mais a cabeça do motorista.

Ao estacionar o veículo em uma vaga, é importante seguir uma sequência específica. Primeiramente, acione o freio de mão e, em seguida, selecione a posição “P” (Parking) na alavanca de câmbio. Thiago Woelffel explica que ao desligar o motor, a pressão do sistema hidráulico cessa, o câmbio é desacoplado, e um pino trava as rodas motrizes.

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O freio de mão desempenha um papel crucial ao proteger essa trava contra possíveis danos decorrentes de impactos, como uma eventual “encostada” ou batida de outro veículo enquanto o carro está estacionado. Essa abordagem difere do procedimento em carros manuais, nos quais deixar o veículo engatado com o motor desligado resultaria no travamento das rodas pelo próprio câmbio. É importante notar que não utilizar o freio de estacionamento em um carro automático pode acarretar prejuízos com eventuais reparos.

COMO SAIR COM O CARRO

Antes de ligar o carro, certifique-se de que o pedal do freio esteja pressionado. Isso é uma medida de segurança padrão. O motorista deve colocar a chave na ignição ou pressionar o botão de ignição. Com o carro ligado, mova a alavanca de câmbio para a posição “D”. Essa é a posição de condução padrão.

Se você estiver estacionado em uma vaga, certifique-se de soltar o freio de mão antes de tentar se movimentar. Com o pé no freio, pressione o pedal do acelerador de forma suave e gradual, e o carro começará a se mover para frente. Se necessário, gire o volante na direção desejada para sair da vaga.


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