Dia a dia
Cariacica completa 30 dias sem registro de assassinatos
Redução de 21% nos assassinatos reforça impacto do programa Estado Presente em 2025

Cariacica já alcança uma redução de 21% nos homicídios dolosos e feminicídios. Foto: Divulgação
Cariacica alcançou uma marca histórica nessa segunda-feira (4). Pela primeira vez, desde o início da série histórica de homicídios em 1996, o município chegou a 30 dias seguidos sem o registro de assassinatos. A última ocorrência foi registrada no dia 5 de julho e, desde então, nenhuma morte violenta ocorreu na cidade.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No total do ano, Cariacica já alcança uma redução de 21% nos homicídios dolosos e feminicídios, sendo 52 registros em 2025 contra 66 de janeiro a 04 de agosto do ano passado. São 14 vidas perdidas a menos em relação a 2024.
Embora os desafios da segurança pública permaneçam, o governo estadual avalia que os resultados confirmam o impacto do programa Estado Presente. Segundo o governador Renato Casagrande, outros 49 municípios também completaram 30 dias sem homicídios.
“Essa conquista é fruto do trabalho do Programa Estado Presente, da integração entre as forças de segurança e do acompanhamento que fazemos todo mês, analisando os números e pensando em estratégias. A gente sabe que tem muitos desafios pela frente, mas sabemos que estamos no caminho certo quando conseguimos conquistar resultados importantes”, destacou.
O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do programa, também destacou o trabalho em conjunto. Para ele, a marca é um reflexo direto das ações integradas entre Estado, município e forças policiais. “Em poucos dias comemoramos a instalação dos primeiros totens de segurança em Cariacica e agora temos esse resultado muito importante”, afirmou.
Latrocínios e feminicídios
Outros dados importantes em relação à letalidade violenta em Cariacica são os dias sem registros de latrocínio e feminicídio. O último caso de roubo com resultado morte no município ocorreu em 10 de dezembro de 2024, ou seja, a 236 dias. Já em relação à morte de mulheres por questões de gênero, o registro anterior ocorreu em 17 de maio deste ano, completando assim 79 dias sem nenhum caso.
