fbpx

Dia a dia

Campanha do MPT-ES incentiva inclusão de PCD na sociedade

A campanha Diferenças que Somam será lançada na próxima quarta-feira em Vitória

Publicado

em

A campanha Diferenças que Somam é promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-ES). Foto: Divulgação

A campanha Diferenças que Somam é promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-ES). Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira (9), o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) vai lançar a campanha Diferenças que Somam, evento que não apenas traz a celebração dos dez anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), mas apostar na força das histórias reais para evidenciar a presença e os desafios das pessoas com deficiência (PCD) e reabilitadas em nossa sociedade. A solenidade acontece no Tribunal Regional do Trabalho, em Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os protagonistas da campanha são homens e mulheres com deficiência que compartilham suas vivências em vídeos, podcasts, redes sociais, fotos e uma exposição acessível. Painéis interativos, com recursos de acessibilidade via WhatsApp, possibilitam que todos os visitantes tenham acesso a conteúdos em diferentes formatos — áudio, vídeo, texto e documentos — de forma inclusiva.

A campanha quer mais do que visibilidade. O objetivo é transformar o modo como a sociedade enxerga a inclusão, superando o capacitismo e fortalecendo oportunidades reais para esse público no trabalho, na educação e na vida pública. Para isso, o MPT-ES atua tanto na fiscalização quanto na promoção de ações educativas.

“A efetiva inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho acontece quando a chamada barreira atitudinal, ou seja, aquela que está relacionada ao preconceito existente quanto à essa população, é superada”, afirma a procuradora do Trabalho Fernanda Barreto Naves, vice-coordenadora nacional da Coordigualdade. “O MPT busca, por meio dessa campanha, conscientizar e sensibilizar as empresas e a sociedade como um todo”.

Adesão ao plano federal e união de forças

Durante o evento, será assinado o Termo de Adesão do Governo do Estado ao Novo Viver Sem Limite, plano nacional voltado à garantia de direitos das pessoas com deficiência. A assinatura será feita pelo governador Renato Casagrande e pela secretária nacional Anna Paula Feminella. O momento também marca o início da coleta de adesões voluntárias de empresas, instituições e organizações interessadas em fortalecer o movimento. A assinatura pode ser feita no site diferencasquesomam.com.br.

“Quando as entidades se juntam e jogam luz nesse tema, conseguimos abrir portas e fazer com que as pessoas nos olhem de forma diferente. A pessoa com deficiência pode estar onde ela desejar”, destacou o subsecretário de Políticas de Inclusão do Estado, João Bosco Dias.

Apesar de avanços importantes desde a promulgação da LBI, a exclusão ainda é uma realidade. Pesquisa recente da consultoria Coexistir, realizada durante a 19ª Reatech, revelou que 52% das pessoas com deficiência estão desempregadas. Além disso, 64% dos entrevistados nunca foram promovidos e 63% afirmaram já ter sofrido discriminação.

Por outro lado, a Lei de Cotas tem sido uma importante porta de entrada: 58% dos trabalhadores com deficiência disseram ter sido contratados com base nela. Ainda assim, a maioria permanece em cargos operacionais, com salários abaixo de um mínimo.

A programação da campanha será marcada por homenagens, bate-papo e cultura. O Coral Legal abre o evento às 14h. Na sequência, Fernanda Barreto Naves participa de um talk show com o especialista Júlio Diógenes e o coordenador de Acessibilidade do Tribunal de Contas, João Estevão, sobre os dez anos da LBI e os caminhos possíveis para um Brasil mais justo.

Programação – Campanha Diferenças que Somam

14h00 – Abertura com o Coral Legal
14h20 – Fala da procuradora do Trabalho Fernanda Barreto Naves, vice-coordenadora nacional da Coordigualdade, sobre a campanha e os dez anos da Lei Brasileira de Inclusão
14h30 – Homenagem aos protagonistas da campanha
14h40 – Informe sobre a Adesão à Campanha
15h00 – Solenidade de adesão do Governo do Estado ao Novo Viver Sem Limite e apresentação das ações da Subsecretaria de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência
16h30 – Talk show com Fernanda Barreto Naves, Júlio Diógenes (especialista em Inovação e Gestão de Projetos) e João Estevão (coordenador da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Contas do Estado)
17h00 – Exposição de painéis acessíveis e encerramento