fbpx

Dia a dia

Calendário colorido da saúde: conheça as campanhas mensais

Esse arco-íris da saúde é uma ferramenta criada para lembrar às pessoas da importância do cuidado com a saúde em suas vidas diárias

Publicado

em

Calendário colorido da saúde foi criado para a conscientização e prevenção de doenças. Foto: Reprodução

Calendário colorido da saúde foi criado para a conscientização e prevenção de doenças. Foto: Reprodução

O calendário colorido da saúde, repleto de campanhas mensais, tornou-se uma parte vital da conscientização no Brasil. A ideia dessas campanhas é destacar o perigo de certas doenças e incentivar tanto a prevenção quanto o tratamento. Você provavelmente já ouviu falar de alguns deles, como Maio Amarelo, focado na prevenção de acidentes de trânsito; Outubro Rosa, para a conscientização sobre o câncer de mama; e Novembro Azul, voltado para a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Essas campanhas servem não apenas como um alerta, mas também como um fórum para debates, educação do público e troca de experiências entre aqueles que superaram a doença. Elas são um sinal vital tanto para profissionais de saúde quanto para a população em geral, lembrando-os da importância da vigilância e do cuidado constante.

Esse arco-íris da saúde é uma ferramenta poderosa para lembrar às pessoas da importância do cuidado com a saúde em suas vidas diárias. Cada mês e sua cor correspondente oferecem uma oportunidade para aprender, refletir e, o mais importante, agir em favor de uma vida mais saudável e equilibrada. Conheça as campanhas e seus significados:

Janeiro

Branco e Roxo. A campanha Janeiro Branco traz a conscientização sobre a saúde mental. O Janeiro Roxo é o mês de campanha de prevenção e tratamento à Hanseníase, doença de pele transmitida por gotículas que saem do nariz ou pela saliva.

Fevereiro

Roxo e Laranja. A campanha alerta e promove a conscientização sobre doenças crônicas. No segundo mês do ano as cores roxa e laranja ganham destaque com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate de algumas doenças crônicas.

Março

Lilás, amarelo e azul-marinho. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo do útero. O amarelo é uma campanha mundial que tem por objetivo reforçar as discussões acerca da endometriose. A estimativa é que cerca de 176 milhões de mulheres, em todo o mundo, são afetadas pela enfermidade, sendo mais de 6 milhões somente no Brasil. A campanha do março Azul-marinho tem como objetivo mobilizar e conscientizar a população e os profissionais de saúde a respeito dos riscos do câncer colorretal.

Abril

Azul e verde. A campanha do Abril Azul tem como intuito conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Denominado como um transtorno, o autismo afeta o desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas, que tem origem desde o nascimento. Já o verde está relacionado ao Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho foi estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho em 28 de abril de 2003, por conta de um grave acidente que ocorreu em 1969, na Virgínia, no Estados Unidos, que provocou a morte de 78 funcionários.

Maio

Vermelho e amarelo. O mês de maio traz em destaque duas importantes campanhas de sensibilização para a valorização da vida, a campanha Maio Amarelo “No Trânsito sua responsabilidade Salva Vidas” foi criado com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, além de conscientizar sobre a importância de atitudes positivas para a redução do número de acidentes.

Já a campanha do Maio Laranja tem o objetivo de combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. Ele vem alertar a toda população sobre esta grave questão social que infelizmente assola centenas de crianças e adolescentes que sofrem de abuso sexual.

Junho

O mês de junho é marcado por duas campanhas de conscientização que se complementam e alertar a sociedade para assuntos pertinentes. O Junho Vermelho é em prol da doação de sangue, em que um gesto simples pode salvar até 4 vidas, em apenas uma doação. E o Junho Laranja, para conscientização da anemia e leucemia, doenças que necessitam do apoio dos doadores de sangue e medula óssea.

Julho

Verde e amarelo. O mês de julho marca a chegada do Julho Verde, campanha nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Já a campanha Julho Amarelo é para conscientizar sobre as hepatites virais. A hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As hepatites virais são inflamações causadas por vírus e que podem ser classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. São doenças silenciosas, na maioria dos casos.

Agosto

Laranja, verde claro, dourado e lilás. Em agosto acontecem quatro campanhas. A campanha do Agosto Laranja é dedicado a Prevenção e Combate à Esclerose Múltipla (EM), doença que atinge cerca de 35 mil pacientes apenas no Brasil. Já o Agosto Verde Claro tem como objetivo conscientizar sobre a Prevenção e Combate ao Linfoma, além de promover o diagnóstico precoce dessa doença que apresenta mais de 40 tipos. O Agosto Dourado é em incentivo ao aleitamento materno, a cor foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como “padrão ouro” e no dia 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. E o Agosto Lilás é em Prevenção e Combate à violência doméstica contra a mulher, criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

Setembro

Amarelo, vermelho e verde. O mês de “setembro” abriga várias campanhas relacionadas à área da saúde. A mais conhecida é o “Setembro Amarelo”, relacionada à valorização da vida, a data é direcionada para fortalecer a prevenção e redução dos casos de suicídio. Já a cor vermelha é para a conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, principal causa de morte no mundo . Já o verde é para inclusão social de pessoa com deficiência, já que no dia 21 de setembro é celebrado o dia nacional de Luta da Pessoa com deficiência. O objetivo é promover e debater a inclusão social.

Outubro

Rosa. Sendo o mês mais divulgado e conhecido por todos, o Outubro Rosa é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, foi criado nos Estados Unidos na década de 1990.

Novembro

Azul e dourado. O mês de novembro também é bastante conhecido por ser o mês azul, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes. O mês também tem a cor dourada, em referência à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

Dezembro

Vermelho e laranja. O mês de dezembro também tem mais de uma cor, o vermelho e o laranja. O Dezembro Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui