Dia a dia
Cachorro estava longe de policial militar antes de ser morto, diz CPI
O cão da raça Golden foi morto a tiros por um Policial Militar em Guarapari no último fim de semana

Churros, da raça Golden, foi morto a tiros por um PM em Guarapari. Foto: Divulgação (Rede Social)
Imagens obtidas pela CPI dos Maus-Tratos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) mostram que o cachorro da raça Golden morto pelo policial Anderson Carlos Teixeira, em Guarapari, estava longe do militar quando foi baleado. A informação é da deputada Janete de Sá, presidente da CPI que apura o caso.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O vídeo com as imagens será divulgado durante audiência da CPI, às 18h30, nesta quarta-feira. No encontro, serão ouvidos os envolvidos no caso, entre eles, o policial, a tutora do animal e testemunhas que presenciaram a ocorrência.
Em entrevista à Rádio BandNews Espírito Santo, a parlamentar afirmou que no vídeo obtido pela CPI é possível ver o cachorro pulando no PM como se fosse brincar.
As imagens não mostram o momento exato em que o cachorro foi atingido pelos disparos, mas, segundo Janete, dá para ver que o animal foi alvejado quando ele já estava afastado do acusado.
Ouça a entrevista da deputada Janete de Sá:
“As imagens mostram que o cachorro não oferecia nenhum risco. O cachorro pula nele na tentativa de brincar que parecia ser um gesto de um animal brincalhão. No entanto, o animal sai de perto dele e ele informa que vai matar o animal. As crianças insistem para que ele não fizesse aqui, mas ele segue com firmeza na direção do animal que estava muito distante dele e faz os disparos”, disse a deputada.
Janete afirmou que se comprovado o crime de maus-tratos, o PM poderá responder por outros crimes, como por exemplo efetuar tiros em via pública. “Tinha crianças no local, um bebê em um carrinho. Como um PM treinado toma uma atitude dessas sem ter a preocupação de que uma bala pudesse pegar em uma criança?”, questionou a deputada.
Entenda o caso:
Anderson Carlos Teixeira é suspeito de balear e matar um cachorro Golden Retriever, chamado Churros, em Guarapari. Foi no último sábado (09). A tutora do animal, a influenciadora Iasmin Lima Peçanha Avelar, de 32 anos, relatou que passeava com Churros quando o cão se aproximou e pulou no policial. O subtenente, claramente assustado, teria ameaçado: “eu vou matar seu cachorro”, efetuando dois disparos contra o animal.
Anderson foi detido em flagrante depois de atirar e matar o cachorro. Ele passou por uma audiência de custódia na manhã do domingo (10), onde o juiz de plantão, Rubens José da Cruz, decidiu pela sua soltura sem o pagamento de fiança.
