fbpx

Dia a dia

Cachaça do ES é vice-campeã de concurso nacional

Durante três intensos dias no final de abril, especialistas renomados avaliaram às cegas as 50 melhores cachaças do país

Publicado

em

Diversas garrafas da cachaça Ouro Princesa Isabel

Cachaça Ouro Princesa Isabel. Foto: Reprodução/Instagram

A Cachaça Ouro, produzida em Linhares, no Norte do Espírito Santo, pelo alambique Princesa Isabel, ficou em 2º lugar entre as cachaças envelhecidas na avaliação do IV Ranking da Cúpula da Cachaça. A Amburana, da mesma empresa, também conquistou seu espaço no top 5.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Durante três intensos dias no final de abril, especialistas renomados avaliaram às cegas as 50 melhores cachaças do país. O evento ocorreu na Cachaçaria e Chalés Macaúva, em Analândia, interior de São Paulo, onde um grupo de 20 especialistas convidados degustou e classificou as cachaças.

> Cachaçaria premiada do ES lança edição especial por R$ 550

Esta não é a primeira vez que o alambique capixaba se destaca na Cúpula da Cachaça. Em 2018, a Jequitibá Rosa ficou em primeiro lugar no ranking nacional de cachaça branca. Em 2021, conquistou também dois prêmios no Concurso Mundial de Destilados de Bruxelas, na Bélgica, o principal da categoria no mundo. O rótulo Princesa Isabel Amburana conquistou o ouro, e o rótulo Princesa Isabel Ouro conquistou a premiação máxima, o Grand Ouro.

Um dos empreendedores do alambique Princesa Isabel, Pedro Cellia, 36 anos, ressalta que as conquistas são um reconhecimento de muito esforço, trabalho e dedicação na fabricação de um produto de excelência, que traz reconhecimento não só para a empresa, mas também destaca o município e o estado a nível nacional.

> Pedra Azul terá passeios de balão. Veja quanto vai custar!

“Nós somos uma família de médicos. Meu pai era empreendedor na Medicina. Ele sempre quis um produto que fosse motivo de muito orgulho e destaque. E ele conseguiu. Essas premiações são a coroação de um trabalho longo e diário. É um reconhecimento”, pontua Pedro.

COMO FUNCIONA O CÚPULA DA CACHAÇA?

O concurso tem três etapas. A primeira é o voto popular que elege os 250 rótulos mais queridos. Na segunda fase são selecionados 50 rótulos, que seguem para a etapa final, a degustação às cegas, onde são ranqueadas as melhores cachaças. Esse concurso é bianual.

DIVISÕES DAS CACHAÇAS

Inox: as chamadas cachaça branquinhas ou purinhas porque não passa por madeira, mas podem ter sido armazenadas em dornas de aço inox, mantendo dessa forma a coloração original do destilado.

Armazenadas/Envelhecidas: as cachaças ouro porque ganham coloração que vai do amarelo palha podendo chegar ao dourado escuro. Pelo menos 50% da cachaça foi envelhecida em barris de madeira.

Premium/Extra Premium: a premium ficou armazenada por pelo menos 1 ano em barris de madeira de até 700 litros. As chamadas extra-premium foram armazenadas em barris de até 700 litros por pelo menos 3 anos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui