fbpx

Dia a dia

Brincadeira… Após dias de frio, ES deve enfrentar gangorras térmicas

As gangorras térmicas são caracterizadas por variações abruptas de temperatura em um curto período de tempo, fazendo o clima oscilar entre calor e frio

Publicado

em

Termômetro mostra calor em areia na praia

As temperatura voltam a aumentar no Espírito Santo. Foto: FreePik

Após dias de temperaturas baixas e clima frio no Espírito Santo, o capixaba pode se preparar para enfrentar gangorras térmicas nos próximos dias. Esse fenômeno climático é caracterizado por variações abruptas de temperatura em um curto período de tempo, levando o clima a oscilar entre calor e frio.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Gangorras térmicas ocorrem quando uma massa de ar frio é rapidamente substituída por uma massa de ar quente, ou vice-versa. Esse processo provoca mudanças significativas nas temperaturas em questão de horas ou poucos dias. Embora esse fenômeno seja mais comum durante as transições de estação, como no outono e na primavera, ele pode acontecer em qualquer época do ano, dependendo das condições atmosféricas.

> Inauguração do maior circuito de tirolesa: e aí, Casão, vai encarar o desafio?

De acordo com o meteorologista do Climatempo Guilherme Borges, fatores climáticos contribuem para essas variações térmicas. A chegada de frentes frias, seguidas por massas de ar quente, pode causar oscilações térmicas acentuadas. Além disso, a presença de massas de ar polar, que trazem temperaturas muito baixas, pode ser rapidamente substituída por ar mais quente. A movimentação de ciclones e anticiclones também altera a circulação dos ventos e as temperaturas na região.

Para os capixabas, as gangorras térmicas podem trazer impactos significativos. Além do desconforto e do aumento da incidência de doenças respiratórias devido à dificuldade do corpo em se adaptar rapidamente às mudanças de temperatura, essas variações também podem afetar a agricultura e o planejamento de atividades ao ar livre. As mudanças bruscas no clima exigem atenção especial para a saúde e para a gestão de atividades cotidianas.

Com o inverno de 2024 terminando no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília), é importante que a população esteja atenta às previsões meteorológicas para se adaptar às possíveis variações de temperatura que podem ocorrer durante essa transição de estação.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo a previsão do tempo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o sábado (17) será de sol e poucas nuvens em todo o Espírito Santo. Não há previsão de chuva no estado. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30% no período da tarde, no trecho sudoeste do estado. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul. Na Grande Vitória, a temperatura oscila entre mínima de 20°C e máxima de 31°C. Para a região Serrana, a previsão é de mínima de 14°C e máxima de 28°C. No Norte, as temperaturas variam entre mínima de 17°C e máxima de 31°C.

> Saiba as irregularidades cometidas por mototaxistas na Grande Vitória

O domingo (18) será de tempo estável em todo o Espírito Santo. O sol predomina e não há previsão de chuva no estado. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30% no período da tarde, no trecho sudoeste do estado. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul. Para a Grande Vitória, é esperada mínima de 20°C e máxima de 29°C. Na região Serrana, os termômetros devem marcar mínima de 14°C e máxima de 29°C. No Norte, as temperaturas ficam entre mínima de 15°C e máxima de 31°C.

O tempo segue estável na segunda-feira (19) em todo o Espírito Santo. O sol predomina e não há previsão de chuva nas demais áreas do estado. As temperaturas diminuem no trecho sul do estado. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30% no período da tarde, no extremo sudoeste do estado. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul e da Grande Vitória. Na Grande Vitória, as temperaturas se elevam e ficam entre mínima de 18°C e máxima de 31°C. Para a região Serrana, a previsão é de mínima de 12°C e máxima de 30°C. No Norte, as temperaturas oscilam entre mínima de 16°C e máxima de 30°C.

> Inauguração do maior circuito de tirolesa: e aí, Casão, vai encarar o desafio?

O tempo segue estável em todo o Espírito Santo na terça-feira (20), devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. O sol predomina e não há previsão de chuva no estado. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30% no período da tarde, no extremo sudoeste do Espírito Santo. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul e da Grande Vitória.

Quarta-feira (21) será de sol e poucas nuvens em todo o Espírito Santo, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Não há previsão de chuva no estado. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30% no período da tarde, no extremo sudoeste do Espírito Santo. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul e da Grande Vitória.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui