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Bolsão de estacionamento da Curva da Jurema está fechado para obras

A Setran implantará 58 novas vagas em ângulo de 45⁰ na avenida José Miranda Machado; motorista tem como alternativa as vagas próximas à calçada do Shopping Vitória

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Projeto de reurbanização da Curva da Jurema, em Vitória. Foto: Divulgação/PMV

Projeto de reurbanização da Curva da Jurema, em Vitória. Foto: Divulgação/PMV

 

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As intervenções para a reurbanização da Curva da Jurema, em Vitória, começaram pelo bolsão de estacionamento. O espaço central da área foi interditado. Para não prejudicar o acesso dos frequentadores, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) implantará 58 novas vagas em ângulo de 45⁰ na avenida José Miranda Machado. Outra alternativa são as vagas próximas à calçada do Shopping Vitória.

Os projetos ficaram prontos em outubro do ano passado, mas, diante da proximidade do período de chuvas, a prefeitura adiou o início das intervenções em comum acordo com os comerciantes da Curva da Jurema para depois do período de férias. As obras foram iniciadas neste mês de março, com a instalação do canteiro e isolamento da área que será reurbanizada.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informa que agentes de Trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) estão no local para orientar condutores e pedestres, especialmente em dias e horários de maior concentração de pessoas na região.

Projeto de reurbanização da Curva da Jurema, em Vitória. Foto: Divulgação/PMV

Projeto de reurbanização da Curva da Jurema, em Vitória. Foto: Divulgação/PMV

 

COMO SERÁ A REQUALIFICAÇÃO?

A reurbanização da Curva da Jurema promete tornar o espaço mais moderno e acessível para a permanência de pessoas, além de mais convidativo para quem passa pela avenida José Miranda Machado. A área total de intervenção é de, aproximadamente, 16 mil metros quadrados. A previsão é que seja concluída em um ano.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, a proposta contempla a remodelação das áreas de estacionamento, totalizando 240 vagas, incluindo vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, bem como de embarque/desembarque e carga/descarga, além de mudança no fluxo de trânsito.

A requalificação da praça que divide o estacionamento do calçadão contempla ainda a retirada de canteiros, troca de piso, criação de novas áreas verdes, instalação de novo mobiliário urbano e novos acessos ao calçadão. Propõe também o alargamento e novo piso do calçadão e da ciclovia, criando novas áreas de paisagismo e melhorando as existentes.

A geometria da rua na parte inferior do estacionamento será elevada ao nível da calçada, sendo compartilhada. O tipo de veículo a transitar por essa via deve ser médio de passeio e caminhão de, no máximo, 16 toneladas. Com o trânsito local de baixo volume, serão implantadas vagas de estacionamento apenas para pessoas com deficiência, idosos, embarque e desembarque, carga/descarga e a ciclovia que já existente no local.

Na parte superior, o bolsão de estacionamento existente terá uma nova geometria com redimensionamento das vagas, além de ser implantada uma faixa elevada no seu interior para dar maior segurança aos usuários da via, conforme apresentado em projeto.

A proposta de iluminação da área prevê 12 postes de 9 metros na área do calçadão e 10 postes de 4 metros na área do estacionamento.

O grande canteiro entre a praça de estacionamento e a orla receberá espécies novas – grama esmeralda, moreia e ave do paraíso. Na calçada junto à Avenida José Miranda Machado, foram propostas novas 26 espécies de Ipê Rosa.

Projeto de reurbanização da Curva da Jurema, em Vitória. Foto: Divulgação/PMV

Projeto de reurbanização da Curva da Jurema, em Vitória. Foto: Divulgação/PMV


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