fbpx

Dia a dia

Baleia jubarte é encontrada morta em praia da Serra

Animal encalhou na faixa de areia nesta sexta-feira (1º); equipes do Instituto Orca atuam na remoção do corpo

Publicado

em

Baleia jubarte é encontrada morta na manhã desta sexta-feira (1º) na praia de Bicanga, na Serra.

Baleia jubarte é encontrada morta na manhã desta sexta-feira (1º) na praia de Bicanga, na Serra. Foto: Reprodução/Instagram

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (1º) na praia de Bicanga, na Serra. O animal, um macho, encalhou na faixa de areia e atraiu a atenção de moradores e banhistas que passavam pela orla.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Equipes do Instituto Orca foram acionadas e estão no local para realizar a análise do animal. Ainda não há informações sobre o que causou a morte da baleia.

Prefeitura e biólogos atuam na remoção

De acordo com a Prefeitura da Serra, servidores da Secretaria de Serviços e da Fiscalização de Meio Ambiente foram enviados à praia para auxiliar no processo de retirada do corpo. A ação ocorre em conjunto com os especialistas do Instituto Orca.

Por questões de segurança e saúde pública, a administração municipal orienta que a população não se aproxime da baleia e evite qualquer contato físico com o animal.

Além disso, as equipes avaliam a melhor forma de remoção, levando em conta o tamanho e o estado do corpo, além das condições da maré.

Jubartes costumam migrar para o litoral capixaba

O aparecimento de baleias jubarte no Espírito Santo é mais comum entre os meses de junho e outubro. Durante esse período, a espécie migra da Antártida para águas mais quentes do Brasil com o objetivo de acasalar e dar à luz.

Por outro lado, casos de encalhe e morte, apesar de não serem frequentes, podem acontecer por diferentes motivos, como doenças, ferimentos ou colisões com embarcações.

O Instituto Orca ainda não divulgou previsão para a conclusão da análise nem detalhes sobre a remoção. A expectativa é que o corpo da baleia seja levado para descarte adequado em área autorizada.

LEIA TAMBÉM: