Dia a dia
Avenida entre Serra e Vitória deve ficar pronta em tempo recorde
A avenida que vai ligar os dois municípios vai melhorar a mobilidade entre Serra e Vitória

A nova avenida vai ligar Jardim Camburi à praia de Carapebus, na Serra. Foto: Google Maps
Uma nova avenida, conhecida como terceira via, vai ligar os municípios de Serra e Vitória e promete melhorar a mobilidade entre os dois municípios. O projeto faz parte do planejamento estratégico da cidade e será viabilizado por meio da primeira operação de crédito internacional do município. O financiamento, no valor de 57 milhões de dólares, será feito pelo Banco dos Brics.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em entrevista à Rádio Novabrasil ES, o prefeito de Serra, Werverson Meirelles, informou que o projeto executivo já está finalizado e a operação assinada. A nova via terá 4,2 quilômetros de extensão, com 81% da área localizada dentro dos terrenos da Vale e da ArcelorMittal, que serão doados pelas empresas. O traçado começa no bairro Hélio Ferraz e se conecta a Novo Horizonte.
Com as doações formalizadas, o próximo passo será o processo licitatório, para que a prefeitura possa emitir a ordem de serviço. O prazo estimado de execução é de 24 meses. Segundo o prefeito, as áreas não apresentam grandes dificuldades de intervenção, já que não são edificadas, o que deve agilizar o andamento das obras.
“Estamos na fase de desapropriação. 81% da área estão dentro da Vale e Arcelor e serão doadas por essas empresas. Estamos com o projeto executivo finalizado e vamos avançar nas doações. O próximo passo é o processo licitatório e estaremos aptos para dar a ordem de serviço”, disse.
A nova rodovia começará na orla de Jardim Camburi, cruzando a avenida Adalberto Simão Nader e seguindo por áreas industriais até a Praia de Carapebus, na Serra. No trajeto, a via passará por trás de Manoel Plaza, entrando nas áreas da ArcelorMittal e Vale, facilitando o acesso entre os dois municípios. O objetivo é criar uma alternativa ao tráfego intenso da BR-101 e da avenida Norte-Sul, que são atualmente as únicas opções de ligação entre Serra e Vitória.
O projeto faz parte do Programa de Requalificação Sustentável para o Desenvolvimento e a Mobilidade Urbana no Município da Serra, conhecido como “Requalifica Serra”, que inclui também outras intervenções importantes, como a ligação entre os bairros Civit I e II com a BR-101. Além disso, o programa prevê melhorias na avenida Norte-Sul e no entroncamento da BR-101 com a avenida Eldes Scherrer.
