Dia a dia
Ave ameaçada de extinção será símbolo em uniforme do ES
Endêmica da Mata Atlântica, essa ave emblemática possui uma população de apenas 20 indivíduos conhecidos, restritos à região serrana do estado capixaba
A saíra-apunhalada (Nemosia rourei), uma das aves mais raras e ameaçadas de extinção no mundo, foi oficialmente reconhecida como espécie símbolo do município de Vargem Alta, no Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Endêmica da Mata Atlântica, essa ave emblemática possui uma população de apenas 20 indivíduos conhecidos, restritos à região serrana do estado capixaba, incluindo Vargem Alta, Castelo e Santa Teresa.
A urgência em proteger a saíra-apunhalada levou à criação, em 2020, do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA) pelo Instituto Marcos Daniel, que desde então tem realizado esforços de monitoramento e engajamento comunitário.
Uniforme 2025
A partir de 2025, os alunos da rede pública de ensino vestirão o pássaro como símbolo da biodiversidade local. A imagem da saíra-apunhalada em posição de pouso, juntamente com o brasão de Vargem Alta, será estampada nos uniformes, promovendo a conscientização ambiental e reforçando o papel dos jovens como embaixadores da conservação.
Essa iniciativa reflete o impacto positivo das ações do PCSA e o engajamento da prefeitura com a proteção ambiental. Ao adotar a ave como símbolo, Vargem Alta fortalece sua identidade ecológica e destaca seu compromisso com a preservação da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade e também um dos mais ameaçados.
“Somos todos saíra-apunhalada” é o lema que une a comunidade e as escolas em torno de um objetivo comum: preservar essa espécie única e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
“O trabalho de educação ambiental e engajamento é conduzido pela nossa equipe. Eles lideram o projeto ‘Passarinhar e Educar’, que leva a observação de aves para dentro das escolas, despertando a curiosidade dos estudantes e conectando-os com o mundo das aves. Além disso, participamos ativamente da vida comunitária em Vargem Alta e outros municípios da região, colaborando com conselhos de unidades de conservação e interagindo com as Secretarias de Meio Ambiente e Educação para levar nossos programas às escolas.”, concluiu Valdívia Rocha.
Como surgiu a ideia?
De acordo com Anderson Deprá, assessor de gestão pública e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Vargem Alta, a ideia surgiu durante a formatura da 3ª turma do Programa Ser Mata Atlântica.
“A saíra-apunhalada tem um papel fundamental para o município de Vargem Alta, não apenas por ser uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo, mas também como um símbolo de seu compromisso com a preservação ambiental”, finalizou.
Veja também
- Cinco espécies de aves são registradas pela 1ª vez na Reserva Natural Vale
- Observação de aves potencializa o turismo nas montanhas capixabas
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui