Dia a dia
Até quando vai chover no Espírito Santo? Veja a previsão
O sistema estacionado sobre o Espírito Santo, aliado à presença de uma frente fria no mar, mantém as instabilidades, o que favorece chuvas constantes
Quem esperava um início de ano com céu claro e dias de praia vai ter que segurar a vontade mais um pouco. Após dias de chuva, o capixaba tem se perguntado até quando a chuva vai persistir no estado. E a resposta, de acordo com o meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges, é que a chuva vai continuar forte e constante até domingo (12).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Borges explica que o fenômeno climático responsável pela continuidade da precipitação é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, já a terceira deste verão. Ele detalha que o sistema estacionado sobre o Espírito Santo, aliado à presença de uma frente fria no mar, mantém as instabilidades, o que favorece chuvas constantes e significativas.
“Vai ser uma semana de muita chuva. Em algumas regiões do Espírito Santo, especialmente no norte e na faixa central, os acumulados podem chegar até 200 mm. O estado todo deve enfrentar dias de chuva persistente até domingo, e isso pode gerar alagamentos e deslizamentos, como já alertou o Semadem”, afirmou Borges.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas para chuvas fortes e ventos intensos. O alerta laranja, válido até esta terça-feira (7), abrange 23 municípios e prevê chuvas de 30 a 60 mm/h, além de ventos de 60 a 100 km/h. Já o alerta amarelo, que se estende até as 10h de terça-feira, cobre todo o estado, com chuvas de até 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h.
A previsão é de que a instabilidade continue na terça-feira (7), com sol entre muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva, além de trovoadas. Para quarta-feira (8), a chuva segue, com temperaturas amenas e ventos moderados.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui