fbpx

Dia a dia

Assassinatos: ES registrou, em janeiro de 2024, o menor número em 28 anos

Ao todo, foram registrados 77 assassinatos nos primeiros 31 dias do ano. A menor quantidade de casos para o mês havia sido em 2016

Publicado

em

Viaturas da Polícia Militar durante patrulha à noite.

Viaturas da Polícia Militar. Foto: Divulgação

O Espírito Santo fechou janeiro de 2024 com o menor número de assassinatos para o período, desde 1996, quando foi iniciada a série histórica de acompanhamento das estatísticas dos homicídios. Ao todo, foram registradas 77 mortes violentas nos primeiros 31 dias do ano. A menor quantidade de casos para o mês havia sido em 2016, com 94 mortes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em relação a 2023, ano com o menor número de homicídios da série histórica, o Estado começa 2024 com redução de 19,8%, com 19 mortes a menos. As regiões Metropolitana, Noroeste e Sul apresentaram queda no número de assassinatos, enquanto a Norte e a Serrana registraram um aumento. Ao todo, 50 municípios do Espírito Santo não registraram nenhum crime desse tipo.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou o começo de ano menos violento desde 1996, ressaltando a importância do trabalho de todos os envolvidos, para se chegar ao resultado.

> Guarda recupera carro roubado após acidente na Praia da Costa

“Iniciamos o ano da forma como terminamos 2023, com redução nos homicídios em nosso Estado. Esse trabalho forte das nossas forças de segurança aliado ao eixo social do nosso programa Estado Presente é fundamental para obter esses resultados históricos. A nossa meta é seguir reduzindo para transformarmos nosso Estado em um dos cinco mais seguros do País. Ainda temos uma longa caminhada, mas percebemos que estamos seguindo o caminho certo”, destacou Casagrande.

ASSASSINATOS DE MULHERES EM QUEDA

Também houve redução de mortes de mulheres no início de 2024 no Espírito Santo. Dos 77 assassinatos, cinco foram de vítimas do sexo feminino, sendo que dois desses são casos tratados como feminicídios, em que a questão do gênero é fator principal para o cometimento do crime. A redução em relação a janeiro de 2023 é de 37,5%, com três casos a menos.

> Siga o perfil no Instagram do Portal ES360

“No Espírito Santo ainda temos essa cultura machista que impera, e ainda nos leva a registrar feminicídios. Estamos com todas as nossas ferramentas disponíveis para essas mulheres que sofrem com a violência doméstica e, naqueles casos que, infelizmente, não conseguimos evitar, nosso aparato policial está de prontidão para investigar e evitar a impunidade o mais célere possível”, frisou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui