Dia a dia
Arena e restaurante panorâmico: Veja como ficarão Galpões do Porto
Nos armazéns do porto, que foram entregues nesta quarta-feira, terá também o Museu da Vale e unidade de ensino do Senai
Além de museu e unidade de ensino para área portuária, os armazéns do Porto de Vitória, no Centro, também terão arena para espetáculo, centro de vivência e restaurante panorâmico. Os galpões no Centro foram reformados e entregues durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (12).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As obras englobaram etapas de recuperação estrutural, tratamento de patologias do concreto e de infiltrações, reforma das estruturas e recuperação do perfil arquitetônico, com a limpeza e o tratamento de fachadas e da alvenaria.
O projeto, viabilizado por uma parceria entre governo do Estado, Vports, Findes, Senai, Vale e Instituto Cultural Vale foi apresentado nesta quarta, dia 12, com conclusão até 2026.
Dos cinco armazéns reformados, os dois primeiros terão uso operacional e portuário e os outros três serão destinados ao projeto sociocultural.
Um deles é o Museu Vale, que terá cerca de 850 metros quadrados voltados para exposições temporárias. Já no edifício, será montada a exposição permanente com o acervo histórico da Estrada de Ferro Vitória a Minas, ocupando dois dos cinco andares do prédio.
A expectativa é que a nova sede seja aberta ao público a partir de 2025, com nova museografia. Dessa forma, o Museu Vale manterá seus três eixos de atuação: o acesso à arte contemporânea, a promoção da arte-educação e a memória e preservação histórica.
O Armazém 3 será ocupado pelo Senai Porto, uma unidade de ensino especializada na formação de profissionais para as áreas de logística, gestão portuária, tecnologia da informação e economia do mar. O espaço receberá investimentos superiores a R$ 34 milhões, voltados para obras de reforma e adequação, mobiliário, montagem dos laboratórios e equipamentos de forma geral.
“A reforma e requalificação dos armazéns são um marco na história do porto, da cidade e do Estado, em um projeto que sintetiza aquilo que entendemos como fundamental: trabalhar coletivamente, estabelecer parcerias, unir forças e promover o desenvolvimento sustentável e compartilhado, sabendo que temos um porto em operação que é parte da vida e da história da cidade, e que pode estar mais integrado à comunidade”, afirma o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
Veja o vídeo de como vão ficar os galpões do porto de Vitória
A unidade, a primeira do Espírito Santo instalada em área portuária, iniciará suas atividades em 2025 e terá capacidade de atender cerca de 1,8 mil alunos por dia, sendo 600 por turno.
O Armazém 5 será destinado à Secretaria de Estado da Cultura e vai funcionar como um espaço cultural multiuso com arena de espetáculos, exposição e gastronomia.
“É um projeto construído coletivamente que requalifica e viabiliza a ocupação dos armazéns – espaços de importância histórica para o Estado-, fazendo com que voltem a fazer parte da vida da cidade, por meio da educação e da cultura. É mais do recuperar, reformar…. É sobre dar uso, integrar e ocupar. E o detalhamento da proposta para o armazém 5 será feita a partir do diálogo e da troca com a comunidade cultural do Centro”, afirma Fabrício Noronha, secretário de Estado da Cultura.
Além da entrega da reforma dos armazéns, a Vports fará um centro de vivência em uma área de cerca de 1mil metros quadrados entre os Armazéns 4 e 5 (Museu Vale e Secretaria da Cultura). O espaço está em fase inicial de projeto e definição de parcerias para posterior detalhamento, mas a ideia é criar um ambiente integrado de lazer, relaxamento e convivência.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui