fbpx

Dia a dia

Aquaviário inicia operação nesta segunda. Confira os horários

Primeiras embarcações sairão das estações às 6h30 da manhã. As duas linhas farão 51 viagens por dia

Publicado

em

Embarcação do Sistema Aquaviário. Foto: Divulgação

Embarcação do Sistema Aquaviário. Foto: Divulgação

Está chegando a hora! Depois de ficar mais de 20 anos desativado, o aquaviário volta a funcionar na Grande Vitória, nesta segunda-feira (21). As embarcações sairão de três estações: Prainha, em Vila Velha (Estação Governador Albuíno Azeredo); Enseada do Suá, em Vitória (Estação Setembrino Pelissari) e Porto de Santana, em Cariacica (Estação Prefeito Aloízio Santos).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As primeiras viagens serão às 6h30 da manhã. Uma das barcas sairá da Prainha e outra de Porto de Santana. Ambas com destino à Praça do Papa. Ao longo do dia, a linha 401 (Porto de Santana / Praça do Papa) vai realizar 17 viagens (ida e volta) e a linha 402 (Praça do Papa / Prainha) 34 viagens (ida e volta). A embarcação que finaliza as atividades do dia sairá da Vitória, rumo à Vila Velha às 20h10. Veja a tabela com os horários.

A tarifa para utilizar o aquaviário será a mesma dos coletivos do Sistema Transcol, R$ 4,50. Os dois sistemas serão integrados. Quem iniciar a viagem em uma linha de ônibus e for concluir o trajeto com o aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque. Para isso, será necessária a utilização do CartãoGV.

Para cada trajeto o usuário poderá utilizar o cartão três vezes. Para cada integração, o usuário tem o prazo de 1h30 para realizar a conexão. Após utilizar o cartão três vezes, e fazer duas integrações, o próximo embarque será cobrado (ônibus ou aquaviário).

Na prática funciona assim: O passageiro pode embarcar em Itaparica usando o cartão pela primeira vez, até o Terminal Vila Velha, onde pega o ônibus até a Prainha. Lá, passa pela segunda vez o cartão, fazendo a primeira integração no Aquaviário. Desce na Praça do Papa e pega outra linha até o Centro de Vitória, passando o cartão pela terceira vez e fazendo a segunda integração.