fbpx

Dia a dia

Aquamação: conheça o método de cremação do corpo com água

Da mesma forma que a cremação, o corpo também será queimado, porém com a água e um tipo de ácido para dissolver a matéria orgânica

Publicado

em

Aquamação é o método com menor impacto ambiental. Foto: Reprodução

Aquamação é o método com menor impacto ambiental. Foto: Reprodução

Já parou para pensar no que as pessoas devem fazer com seu corpo após a morte? Muita gente opta pelo enterro e outras pela cremação convencional. Mas existe uma outra alternativa para quem quer uma forma mais saudável: a aquamação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Da mesma forma que a cremação, o corpo também será queimado, porém com a água. O processo envolve uma água enriquecida com hidróxido de potássio – também chamado de soda cáustica.

O corpo é colocado dentro de um tanque pressurizado, que é aquecido entre 150ºC e 160ºC junto com a mistura por cerca de 90 minutos. A medida que a pressão aumenta, a matéria orgânica é dissolvida, restando apenas os ossos do cadáver.

O processo continua com a ossada passando pelo processo de secagem até ser triturada para virar um pó fino, retornando aos familiares. O líquido da aquamação fica ainda mais enriquecido pela decomposição da matéria orgânica, podendo ser usado até como fertilizante.

Um dos principais benefícios do processo de aquamação é o baixo impacto ambiental. O processo utiliza uma menor quantidade de energia se comparado à cremação tradicional e não libera poluentes e resíduos tóxicos na atmosfera.

Acerbispo sul-africano foi aquamado

Um caso conhecido da aquamação é o do arcebisco sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Nobel da Paz. Ele morreu em dezembro de 2021.

Tutu era um ativista ambiental e lutou contra o apartheid. Ele solicitou que o corpo fosse submetido à aquamação para diminuir o impacto para atmosfera.

Confira como funciona a técnica

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui