Dia a dia
Após teto desabar, BH vai construir novo supermercado em Paul
Até que a loja do bairro Paul, em Vila Velha, possa ser reaberta, os funcionários foram realocados em unidades próximas

Parte do teto de unidade do Supermercados BH do bairro Paul, em Vila Velha, desabou. Foto: Reprodução
Após o desabamento de parte do teto, uma nova unidade do Supermercados BH será construída na avenida Jerônimo Monteiro, em Paul, Vila Velha. Até o momento, não há previsão de data para a reabertura. A confirmação foi feita pela gerente de marketing do Supermercados BH, Katia Andrade, na tarde desta quarta-feira (24).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ainda segundo a gerente de marketing, devido ao incidente, a unidade precisou ser fechada. Por isso, até que a loja do bairro Paul, em Vila Velha, possa ser reaberta, os funcionários foram realocados em unidades próximas.
O QUE DIZ O CREA-ES SOBRE O INCIDENTE
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) autuou o supermercado por exercício ilegal da profissão. A autuação ocorreu após vistorias fiscal e técnica realizada por engenheiros e fiscais do Conselho, que identificaram irregularidades estruturais significativas.
Durante a vistoria, foi constatado que o telhado do imóvel estava passando por uma reforma para a substituição das telhas, especialmente devido às fortes chuvas recentes que atingiram a região.
Giuliano Battisti, engenheiro civil, ambiental e de segurança do trabalho, que participou da ação, destacou as graves falhas estruturais: “Os levantamentos prévios apontam a ausência de vigas e pilares que seriam fundamentais para garantir a estrutura do telhado. Além disso, a estrutura metálica estava visivelmente corroída e não apresentava sinais de manutenção recente, o que agrava a situação.”
> Crea-ES aponta causas do desabamento de teto em supermercado
Foram emitidos dois autos de infração pelo Crea-ES. O primeiro, relacionado ao exercício ilegal da profissão por ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para a reforma do telhado – fator determinante para o acidente. O segundo auto foi emitido pela substituição de máquinas de climatização realizada há poucos meses, que também não possuía a odevida ART, uma irregularidade adicional constatada durante a ação.
O engenheiro Jorge Silva, presidente do Crea-ES, enfatizou a importância da presença da instituição e a necessidade da conformidade legal das estruturas de engenharia: “Este caso ressalta a necessidade da presença e participação de engenheiros responsáveis tanto para novos empreendimentos quanto para reformas dos já existentes. O Conselho agiu prontamente diante desta situação crítica, reafirmando o compromisso com a segurança e a legalidade nas construções e reformas em nosso estado.”
O caso agora segue para análise e o Crea-ES mantém seu foco na fiscalização e garantia da segurança e da legalidade nas práticas de engenharia em todo o Espírito Santo.
DESABAMENTO DO TETO
Parte do teto da unidade do Supermercados BH, localizado na avenida Jerônimo Monteiro, em Paul, Vila Velha, desabou na tarde desta terça-feira. Em vídeo, é possível ver muitas rachaduras na estrutura e estrutura cedendo. A poeira chamou a atenção de quem passou pelo local.
A assessoria da rede Supermercados BH confirmou a ruptura parcial da estrutura do telhado da loja localizada no bairro Paul. E ressaltou que não houve vítimas e todos os clientes e colaboradores estão seguros. “As autoridades locais estão conduzindo a situação para identificar as causas do incidente”, pontuou a gerente de Marketing, Katia Andrade.
> VÍDEO | Veja o momento do desabamento em supermercado de Vila Velha
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender a ocorrência, mas não precisou prestar socorro.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para ocorrência de desabamento no bairro Paul. Foram encaminhadas equipes do caminhão, do resgate e o chefe de Operações. No local, os bombeiros constataram que a estrutura do telhado de um supermercado cedeu, vindo a desmoronar. O local foi isolado e avaliado pelos militares. A Defesa Civil Municipal foi acionada para avaliar as condições do imóvel.
A Defesa Civil Municipal foi acionada pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). A equipe foi ao local e notificou o responsável a apresentar um laudo estrutural, devidamente assinado por um engenheiro. “Posteriormente, ele deverá realizar a demolição controlada da parte que colapsou e a estabilização do restante da estrutura do supermercado”, esclareceu o órgão.
