Dia a dia
Apagão deixa sem luz parte do ES e afeta mais 18 estados
Em Jardim Camburi, por exemplo, moradores relataram 20 minutos de falta de energia

Apagão afetou cidades do ES. Foto: Freepik
Moradores de vários bairros da Grande Vitória relataram falta de energia na manhã desta terça-feira (15). Em alguns bairros de Vitória, por exemplo, foram duas quedas de energia que duraram cerca de 1 minuto cada. Em Jardim Camburi a energia só voltou após 20 minutos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O motivo foi um apagão nacional que interrompeu o fornecimento de energia em diversas cidades do país. O Distrito Federal e pelo menos 19 estados foram afetados, incluindo: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Os efeitos do apagão foram sentidos imediatamente por residentes e serviços públicos. Em Salvador, por exemplo, os semáforos pararam de funcionar e os passageiros do metrô tiveram que ser evacuados. Situações semelhantes ocorreram nas linhas de metrô de São Paulo e Belo Horizonte.
De acordo com publicação da CNN Brasil, Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), confirmou que um blecaute de “grande porte” impactou pelo menos quatro regiões do país, incluindo Norte, Nordeste, partes do Sudeste e do Centro-Oeste.
O Ministério de Minas e Energia, ciente do ocorrido, vai criar um grupo de trabalho para investigar as razões da interrupção no fornecimento de energia. Por sua vez, a Enel relatou interrupções de energia em partes de sua rede nos estados do Rio, Ceará e São Paulo, associadas ao Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac). A empresa comunicou que, após a liberação do Operador Nacional do Sistema (ONS), a energia está sendo gradualmente restabelecida.
A EDP, fornecedora de energia no Espírito Santo, informou por meio de nota que: “Na manhã desta terça-feira (15), clientes da sua área de concessão tiveram o fornecimento de energia impactado devido a uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN). A rede elétrica de distribuição da EDP foi normalizada imediatamente. A causa da ocorrência está sendo apurada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
