fbpx

Dia a dia

Antigo Museu da Vale em Vila Velha vai virar novo point cultural 

A prefeitura de Vila Velha assumiu o prédio onde funcionava o antigo Museu da Vale, em Argolas

Publicado

em

Museu vale

A prefeitura de Vila Velha assumiu o prédio do antigo Museu da Vale. Foto: Divulgação (Blog Tem que ir)

O prédio onde funcionou o Museu Vale por mais de duas décadas, em Argolas, ganhará nova vida como um espaço cultural gerido pela Prefeitura de Vila Velha. A cessão do imóvel pela Vale ao município foi formalizada durante cerimônia no gabinete do prefeito Arnaldinho Borgo, em Coqueiral de Itaparica. A iniciativa marca um novo capítulo para a cultura capixaba, com a proposta de reabertura do local como um centro de criação, formação e valorização da arte local.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O prédio, que abrigou o museu entre 1998 e 2022, estava fechado desde o início das obras de expansão portuária e industrial na região. Agora sob a titularidade do município, o espaço será requalificado para retomar sua vocação cultural, com foco na produção artística capixaba e na participação da comunidade.

“Estamos assumindo um espaço simbólico e estratégico para a cidade. Nosso compromisso é reabrir com protagonismo local, diálogo com a comunidade e valorização da produção cultural capixaba”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo durante o evento.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Junior, o prédio da antiga Estação Pedro Nolasco será o ponto de partida para um novo projeto cultural em parceria com artistas e moradores. “Vamos construir um espaço que amplie o acesso à cultura e reconheça o potencial desse lugar como centro de criação e formação”, afirmou Roberto Patrício.

A Vale, por sua vez, ressaltou a importância da continuidade do uso cultural do espaço. “É gratificante saber que ele continuará a servir como instrumento de democratização da cultura, proporcionando acesso e inclusão para todos”, disse o diretor de Relações Institucionais da Vale, Marcelo Klein.

Entre 1998 e 2022, o Museu Vale recebeu mais de 2 milhões de visitantes e sediou 50 exposições, incluindo nomes como Vik Muniz, OSGEMEOS e Nelson Leirner. Mesmo fechado, o museu seguiu com ações culturais fora de sede e tem previsão de reabrir em 2026, no Porto de Vitória.

Com a oficialização da cessão, a Prefeitura de Vila Velha inicia agora os estudos para a reabertura do espaço, que ainda terá seu novo nome e proposta curatorial definidos.