fbpx

Dia a dia

Alinhamento de planetas poderá ser visto a olho nu nos próximos dias

Apesar de parecerem enfileirados, os planetas não estão fisicamente alinhados. O efeito é uma ilusão de óptica causada pela perspectiva da Terra

Publicado

em

Alinhamento dos planetas terá o ápice no dia 21 de janeiro. Foto: Starwalk Space/Reprodução

Alinhamento de planetas terá o ápice no dia 21 de janeiro. Foto: Starwalk Space/Reprodução

O ano de 2025 já começa com um fenômeno astronômico raro e impressionante. Seis planetas – Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno – poderão ser vistos alinhados durante o pôr do sol, ao longo de quase todo o mês de janeiro.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Apesar de parecerem enfileirados, os planetas não estão fisicamente alinhados. O efeito é uma ilusão de óptica causada pela perspectiva da Terra, que observa os planetas orbitando o Sol ao longo da eclíptica – uma linha imaginária no céu.

O fenômeno tem início nos primeiros dias de janeiro, com destaque para o dia 21. Marte, Vênus, Júpiter e Saturno serão visíveis a olho nu. Porém, Netuno e Urano necessitam de um telescópio para observação. Especialistas indicam o melhor horário para acompanhar o evento: do pôr do sol até às 20h30.

A grande novidade do alinhamento de 2025 é a participação de Mercúrio, que se juntará aos outros seis planetas ao longo do mês, formando um raro desfile de sete astros. Esse tipo de evento não acontece há décadas, tornando-o uma oportunidade única para amadores e profissionais da astronomia.

Condições de observação

Embora a poluição luminosa em grandes cidades possa dificultar a visibilidade, há chances de o alinhamento ser observado mesmo nesses locais. O evento deve durar cerca de quatro semanas, garantindo múltiplas chances para contemplar o espetáculo celeste.

Em junho de 2023, um fenômeno semelhante ocorreu com Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Agora, o alinhamento de 2025 promete ser ainda mais impressionante, reunindo até sete planetas em um espetáculo que ficará na memória dos apaixonados pelo universo.

Veja também

*Com informações de O Globo/El Tiempo Bogotá.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui