Dia a dia
Alerta de multa! Nove câmeras flagram infrações na orla de Vila Velha
As principais infrações registradas pelas câmeras são uso de celular e falta do cinto de segurança
Usar aparelho de celular enquanto dirige ou transitar sem o cinto de segurança. Essas são algumas das principais infrações de trânsito que são flagradas diariamente nas ruas da Grande Vitória, especialmente na orla do município de Vila Velha.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Mas não pense que os autos de infração são registrados apenas pelos agentes de trânsito nas ruas. São pelas câmeras de videomonitoramento que eles estão de olho, literalmente, para coibir as irregularidades cometidas pelos motoristas.
A prefeitura informou que atualmente existem 207 câmeras de videomonitoramento instaladas em diversos pontos de Vila Velha que auxiliam os agentes da Guarda Municipal na fiscalização e na contagem de veículos.
A prefeitura não informou, mas a reportagem do portal ES360 percorreu a orla e identificou 10 equipamentos entre o Motel Dunas e o clube Libanês. Um deles está instalado entre a Praça do Ciclista e o antigo Jockey Clube. Este não deve registrar as infrações já que não há sinalização nesse trecho que identifica a fiscalização por câmeras. Todas as vias monitoradas precisam obrigatoriamente ter placas informativas que indicam a presença dos equipamentos.
Ao todo, são quatro em Itaparica, duas em Itapuã e outras três na Praia da Costa. Esses equipamentos são operados 24 horas por dia, por guardas localizados na central de videomonitoramento e ficam localizados em postes específicos.
Entre as principais infrações registradas pelos agentes estão: estacionar em local proibido, parar sobre a faixa de pedestres, não dar preferência ao pedestre, transitar na contramão e estacionar em fila dupla.
Surpresa
Como o condutor não vê os agentes fazendo a notificação, ele só descobre que fui multado quando a infração chega em casa. Foi o que aconteceu com uma leitora do portal ES360, que recebeu a multa e ficou surpresa com a punição.
“No auto de infração vem todas as informações. Consta, por exemplo, que eu estava sem cinto na avenida Gil Veloso. Eles indicam até um ponto de referência onde a multa foi registrada. O que fiquei surpresa foi que veio escrito do documento que a irregularidade foi captada por um instrumento de medição, que mais tarde descobri se tratar de uma câmera”, explicou a motorista.
Além da falta do cinto e uso do celular ao volante, outras infrações como estacionar em local proibido, parar sobre a faixa de pedestres, não dar preferência ao pedestre, transitar na contramão e estacionar em fila dupla também são flagradas pelas câmeras.
A fiscalização remota por meio de câmeras de vigilância foi regulamentada pela Resolução 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em março de 2022.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui