Dia a dia
Alerta de chuvas intensas e ventos fortes para todo o ES
Previsão de chuvas intensas e ventos fortes em todas as regiões do estado, com potencial para transtornos significativos
![chuva; queda de granizo; previsão do tempo](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Chove-no-Espírito-Santo-até-segunda-feira-diz-Incaper-1024x678.jpg)
Chuva. Foto: Pixabay
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Espírito Santo devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes nesta semana, com potencial alto para transtornos em todas as regiões do estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O primeiro alerta, de nível laranja, é válido até às 5 horas desta quarta-feira (8) e abrange todos os municípios do Espírito Santo. Ele prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intenso que podem atingir de 60 a 100 km/h. Já o segundo alerta, de nível amarelo, que também cobre todo o estado, é válido até às 10 horas desta quarta-feira. Nesse último, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que variam entre 40 e 60 km/h.
Riscos de desastres no Espírito Santo em janeiro
O Espírito Santo enfrenta um cenário de chuvas intensas e persistentes nos primeiros dias de janeiro de 2025. De acordo com o Climatempo, os acumulados de precipitação já ultrapassaram 90% da média histórica para o mês em várias localidades. O acumulado de chuva em cidades como Muniz Freire (143 mm), Alegre (133,4 mm) e Aracruz (103,7 mm) destaca-se, com os volumes registrados representando 79% a 93% da média esperada para janeiro.
Esse aumento no volume de chuvas é causado pela terceira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que tem provocado volumes excepcionais de precipitação e intensificado os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente nas regiões de Vitória, Colatina e São Mateus, que estão com alta probabilidade de movimentos de massa devido ao solo saturado.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) alertou para o risco de desastres naturais em várias áreas do estado, principalmente nas regiões urbanas e em áreas com alta impermeabilização do solo, onde as chuvas podem gerar enxurradas, inundações e deslizamentos. A previsão para os próximos dias indica que a chuva continuará até o dia 12 de janeiro, com o centro-norte do estado podendo registrar até 200 mm de precipitação, o que potencializa os riscos.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a quarta-feira terá sol entre muitas nuvens e áreas de instabilidade, especialmente a partir da tarde. Há previsão de chuva em diversos momentos, com possibilidade de pancadas isoladas e trovoadas. As temperaturas tendem a diminuir em todas as regiões, com mínimas de 18°C no interior. Na Grande Vitória, os termômetros oscilam entre 23 °C e 30 °C.
Na quinta-feira (9), o tempo segue instável em todo o estado, com chuvas esparsas em alguns momentos do dia, na região Serrana, Grande Vitória, Norte, Nordeste e Noroeste. Já na região sul, haverá aumento de nuvens e chuva rápida pelo período da tarde. As temperaturas continuam estáveis em todas as regiões, com mínimas de 18 °C na Região Serrana e máximas de 32°C no Norte e Sul do estado.
Para a sexta-feira (10), o tempo continua com instabilidade predominante e chuvas espaçadas ao longo do dia nas regiões Norte, Nordeste, Noroeste. Nas regiões da Grande Vitória e no Sul do litoral, as chuvas são rápidas pela manhã, com abertura de nuvens no decorrer do dia.
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)