Dia a dia
Alerta de chuvas intensas e ventos fortes para todo o ES
Previsão de chuvas intensas e ventos fortes em todas as regiões do estado, com potencial para transtornos significativos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Espírito Santo devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes nesta semana, com potencial alto para transtornos em todas as regiões do estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O primeiro alerta, de nível laranja, é válido até às 5 horas desta quarta-feira (8) e abrange todos os municípios do Espírito Santo. Ele prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intenso que podem atingir de 60 a 100 km/h. Já o segundo alerta, de nível amarelo, que também cobre todo o estado, é válido até às 10 horas desta quarta-feira. Nesse último, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que variam entre 40 e 60 km/h.
Riscos de desastres no Espírito Santo em janeiro
O Espírito Santo enfrenta um cenário de chuvas intensas e persistentes nos primeiros dias de janeiro de 2025. De acordo com o Climatempo, os acumulados de precipitação já ultrapassaram 90% da média histórica para o mês em várias localidades. O acumulado de chuva em cidades como Muniz Freire (143 mm), Alegre (133,4 mm) e Aracruz (103,7 mm) destaca-se, com os volumes registrados representando 79% a 93% da média esperada para janeiro.
Esse aumento no volume de chuvas é causado pela terceira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que tem provocado volumes excepcionais de precipitação e intensificado os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente nas regiões de Vitória, Colatina e São Mateus, que estão com alta probabilidade de movimentos de massa devido ao solo saturado.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) alertou para o risco de desastres naturais em várias áreas do estado, principalmente nas regiões urbanas e em áreas com alta impermeabilização do solo, onde as chuvas podem gerar enxurradas, inundações e deslizamentos. A previsão para os próximos dias indica que a chuva continuará até o dia 12 de janeiro, com o centro-norte do estado podendo registrar até 200 mm de precipitação, o que potencializa os riscos.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a quarta-feira terá sol entre muitas nuvens e áreas de instabilidade, especialmente a partir da tarde. Há previsão de chuva em diversos momentos, com possibilidade de pancadas isoladas e trovoadas. As temperaturas tendem a diminuir em todas as regiões, com mínimas de 18°C no interior. Na Grande Vitória, os termômetros oscilam entre 23 °C e 30 °C.
Na quinta-feira (9), o tempo segue instável em todo o estado, com chuvas esparsas em alguns momentos do dia, na região Serrana, Grande Vitória, Norte, Nordeste e Noroeste. Já na região sul, haverá aumento de nuvens e chuva rápida pelo período da tarde. As temperaturas continuam estáveis em todas as regiões, com mínimas de 18 °C na Região Serrana e máximas de 32°C no Norte e Sul do estado.
Para a sexta-feira (10), o tempo continua com instabilidade predominante e chuvas espaçadas ao longo do dia nas regiões Norte, Nordeste, Noroeste. Nas regiões da Grande Vitória e no Sul do litoral, as chuvas são rápidas pela manhã, com abertura de nuvens no decorrer do dia.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui