fbpx

Dia a dia

Acesso à Ponte da Madalena terá câmeras para evitar assaltos

Na semana passada, a prefeitura inaugurou o novo calçadão que liga a Praia de Itaparica à Ponte da Madalena

Publicado

em

acesso ponte da madalena

O novo calçadão que dá acesso à Ponte da Madalena terá câmeras e reforço na segurança. Foto: Divulgação (prefeitura)

Há menos de uma semana após ser inaugurado, o acesso à Ponte da Madalena, em Vila Velha, contará com reforço no patrulhamento e a instalação de câmeras de videomonitoramento para evitar assaltos e aumentar a sensação de segurança de quem circula pela região.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A informação foi confirmada pela prefeitura municipal nesta sexta-feira (24). Em nota, a Guarda Municipal informou que, no trecho de três quilômetros recém-inaugurado, está prevista a “instalação imediata de câmeras de monitoramento em todo o trecho até a Ponte da Madalena”.

A previsão é que as instalações sejam concluídas no mês de fevereiro. A prefeitura não informou quantos equipamentos serão instalados. Além disso, haverá reforço no patrulhamento.

O patrulhamento também será realizado com agentes da Bike Patrulha, ROCAM, ROMU e quadriciclo. Em caso de furtos ou roubos, o cidadão pode acionar a Guarda pelo telefone 153.

Insegurança

No passado, a região onde foi entregue o novo acesso à Ponte da Madalena era de difícil acesso, com uma estrada de chão, e conhecida como uma área onde ocorriam assaltos e roubos devido ao pouco movimento.

Mesmo antes de ser urbanizada, a estrada era utilizada também por ciclistas e corredores que praticavam atividades físicas. Mas, com o novo calçadão, o número de pessoas no local aumentou e, consequentemente, a preocupação com a segurança.

O morador da Barra do Jucu Ricardo Moraes contou que, quando era mais difícil passar por ali, já existia medo, e agora, se não houver segurança, o receio será ainda maior.

“Agora, com a facilidade de pegar uma bicicleta ou uma moto para assaltar e ir embora, isso é imenso. Acredito que vai ser uma rota de fuga, e não sou o único com essa opinião. Acho que vai começar a dar problema”, afirmou.

A via de acesso ao Parque de Jacarenema, com três quilômetros, inclui pavimentação, drenagem e uma ciclovia. A nova infraestrutura urbana é obra proveniente de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), sendo proveniente de Compensação Ambiental e Urbanística de empreendimento privado licenciado pelo Município.

A nova Ponte da Madalena é exclusiva para pedestres e ciclistas, com mirantes e iluminação especial que valorizam a beleza e a preservação ambiental da região. O total de 218,78 metros de intervenção engloba a construção da ponte, com 93,41 metros de extensão, e de dois mirantes e iluminação especial, já que envolve área de preservação. Um investimento superior a R$ 11 milhões, integrando a comunidade da Barra ao Parque Natural Municipal de Jacarenema, uma área de reserva de 346 hectares.  A ponte desabou após uma enchente em de 2017.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui