Dia a dia
10 atitudes dos passageiros que mais irritam motoristas de aplicativo
O portal ES360 foi ouvir os motoristas e trouxe uma lista de atitudes dos passageiros que mais os deixam irritados

Motoristas passam por diversas situações desconfortáveis com passageiros desde o pedido até o fim da corrida. Foto: Chico Guedes
O relacionamento entre os passageiros e os motoristas de aplicativo é quase um enredo de novela mexicana. As reclamações são de todos os lados, quase como um confronto entre gladiadores nos tempos medievais. Por isso, resolvemos ouvir alguns motoristas de aplicativo para entender o que mais os deixa irritados no trabalho. Prejuízo no veículo, convites inusitados, transporte de compras, ir até o local da corrida, mas o passageiro não estar lá… Essas e outras reclamações os deixam irritados.
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Pagar viagem de “outra forma”
O motorista de aplicativo Filipe Rodrigues da Cruz trabalha no ramo há 3 anos e já passou por muitas situações durante o trabalho. Ele conta que já recebeu um convite inusitado. Ele levava um casal de Minas Gerais para um determinado lugar quando, de repente, o marido que estava no banco de trás lhe fez uma proposta: ofereceu a esposa para o motorista para que eles ‘namorassem’ enquanto ele observava. “Foi o fato mais bizarro que já aconteceu comigo”, disse o motorista.
Outros motoristas, que não quiseram ser identificados, relataram à reportagem que os passageiros têm oferecido sexo como forma de pagamento nas corridas. “Geralmente são homens que fazem esse tipo de proposta. Eles chamam a gente no privado já deixando explícito que querem pagar com sexo”, contou um motorista.
Esperar o passageiro
O motorista Filipe Rodrigues da Cruz conta que fica muito irritado quando o passageiro pede a corrida e o faz esperar. “Você chega para atender o passageiro e ele te faz esperar. Isso é uma falta de respeito. Já esperei até 10 minutos. Depois eles não gostam que os motoristas cancelem as viagens” disse Felipe. Ele conta ainda que, como ganha por hora (corrida), esperar, faz ele perder dinheiro.
Quem também acha um absurdo ter que esperar o passageiro é a motorista Nadia Rocha. “O passageiro nunca está no local. Às vezes, eles até mandam mensagem pedindo para não cancelar a viagem, mas quando eu chego ao local, eles não estão lá. Com isso, já levei várias multas por esperar”, disse.
Bater a porta do carro
Bater a porta do carro está entre os comportamentos que os motoristas de aplicativo mais odeiam. O motorista Felipe Rodrigues é tirado do sério quando o passageiro bate a porta lateral e até mesmo a do porta-malas do carro. “Os passageiros batem a porta com muita força. Eu já tive que pagar por um conserto na maçaneta da minha porta. O prejuízo foi de R$ 80”.
A motorista Nadia conta que os passageiros batem a porta quando não ficam satisfeitos, como se a porta tivesse culpa de algo. “Eles batem a porta do carro, muitas vezes, por insatisfação”, contou a motorista.
O motorista Renato Patriaca é totalmente contra os passageiros que batem a porta do carro. Uma vez ele também teve a maçaneta do carro arrancada. “Para minha sorte, o carro era alugado e não fiquei no prejuízo”, disse.
Compras em supermercado
O motorista Luiz Fernando Muller conta que, em geral, os motoristas de aplicativo não gostam de levar compras de supermercado. “Os passageiros querem que a gente busque ele no mercado, coloque as compras no porta-malas, o deixe em casa e depois quer que coloquemos as compras dentro da casa dele”, desabafou o motorista.
Outro motorista de aplicativo se mostrou indignado com algumas atitudes de passageiros. Sávio Kill é motorista há 5 anos e conta que já aconteceu com ele o seguinte: três mulheres foram ao mercado fazerem compras para três casas diferentes. “Quatro a seis carrinhos lotados. A Uber não é Kombi”, finalizou.
Trocar a rota da viagem
A motorista de aplicativo Nadia Rocha conta que os passageiros que mudam a rota da viagem a tiram do sério. “Aquele passageiro que não quer alterar o destino e passa por vários lugares”. Ela explica que essa prática não é boa, pois qualquer relato que o passageiro fizer para o aplicativo, ela pode ser banida da plataforma.
Luiz Fernando Muller, que já foi presidente de uma associação de motoristas de aplicativo do estado e hoje atua como motorista apenas, também critica esse comportamento. “Isso aconteceu comigo, um passageiro estava com destino ao Shopping Vitória, mas chegando ao local, trocou o destino para Vila Velha, às 16h, em horário de pico”, conta Fernando.
Carregar bêbados
Sávio Kill conta que o que faz ele perder a paciência de verdade é transportar pessoas bêbadas. Muitos motoristas não gostam de levar pessoas embriagadas porque não confiam. “A pessoa pode vomitar a qualquer momento”, disse Sávio.
Um motorista de aplicativo que preferiu não se identificar contou ao portal ES360 que já fez até um Boletim de Ocorrência contra um passageiro que estava bêbado. O motorista relatou que o passageiro embriagado estava arrumando muita confusão e causando problemas no carro.
Levar mais de quatro pessoas no veículo
Mesmo sendo contra a lei, as pessoas insistem em levar cinco pessoas no carro. Essa reclamação é frequente entre os motoristas de aplicativo na Grande Vitória.
Para a motorista Nadia, isso acontece com muita frequência. Ela conta que a insistência para levarem uma pessoa a mais no carro já tirou ela do sério. “Eles dizem até que vão pagar mais pela corrida e falam ainda que não é muito longe. Não levo”, disse a motorista.
Buscar pessoas na praia
Para o motorista Sávio, buscar pessoas na praia é um prejuízo, pois, segundo ele, sujam o carro todo e ninguém paga a conta para lavar depois. O motorista e ouvinte da BandNews FM ES Renato Patriarca disse que em uma dessas corridas de praia buscou até uma churrasqueira. “O passageiro queria que eu levasse uma churrasqueira voltando da Curva da Jurema. Nunca mais pego corrida lá”, afirmou Renato.
O motorista justifica o motivo de não pegar mais corridas em orlas. Ele diz que geralmente as corridas são entre R$ 7 e R$ 10, só que a limpeza completa do carro custa R$ 50. O custo benefício para o motorista, nesses casos, é quase nenhum.
Comer no carro
O mesmo problema enfrentado anteriormente pelos motoristas é o que será citado agora: a sujeira. Renato Patriarca conta que detesta levar passageiros que comem no veículo justamente pela falta de higiene que fica no carro. “Já cansei de levar mãe com criança que sujou meu banco traseiro todo”.
Falta de educação
E, por fim, os passageiros que acordam com o pé esquerdo são os que também tiram a paciência dos motoristas. Pessoas mal educadas, que nem dão “bom dia” ou ainda saem praguejando do carro são bem comuns, segundo a maioria dos motoristas.
Renato Patriarca respondeu a nossa equipe dizendo que “as pessoas esquecem que nós trabalhamos para as plataformas e não para elas”, e ele completou falando que quando as pessoas pagam pela corrida, elas acham que são donas dos veículos e se sentem no direito de tratar mal ou até mesmo causar algum dano.
