Conteúdo de Marca
Protesto de títulos: melhor ferramenta para a recuperação de crédito
Protesto de títulos é um serviço oferecido de forma gratuita para o credor pelos cartórios de protesto como ferramenta para recuperação de crédito
O protesto de títulos é um serviço oferecido de forma gratuita para o credor pelos cartórios de protesto como ferramenta para recuperação de crédito, seja de pessoa física ou jurídica. Ele possui fé pública, o que confere segurança a esse procedimento, uma vez que é realizado por tabeliães, profissionais do Direito, aprovados em concurso e fiscalizados pelo Judiciário. Com uma dinâmica rápida e eficaz, o protesto é um recurso bastante utilizado por quem não quer recorrer à Justiça para receber dívidas em atraso.
Quando o título ou documento de dívida vence, ele pode ser enviado para protesto de forma 100% digital através do site www.pesquisaprotesto.com.br. Assim que o cartório recebe este documento, o devedor é intimado e recebe junto um boleto para o pagamento da dívida em até três dias úteis. Cerca de 60% das dívidas são quitadas neste prazo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Se a dívida não for paga, o título é efetivamente protestado e o devedor fica com diversas restrições financeiras, como dificuldade em conseguir crédito, cartões de crédito, crediários em lojas, empréstimos e financiamentos bancários, até que a dívida seja paga.
Ao ser quitado o valor devido, o devedor deverá pagar as taxas cartorárias e apresentar a carta de anuência, emitida pelo credor confirmando o fim da dívida, para que o protesto seja efetivamente cancelado.
Sendo assim, o protesto é a melhor saída para recuperar aqueles valores devidos: é rápido, prático, eficaz e gratuito.
Visando a recuperação de crédito, o Banestes firmou parceria com os Cartórios. “Estamos muito felizes com essa parceria. A expectativa é que o Banestes tenha tanto sucesso quanto os demais grandes bancos brasileiros têm na recuperação de seus créditos inadimplidos. Com o uso da ferramenta de protesto, a mais eficaz para recuperação de créditos, o Banestes e o Estado do Espírito Santo com certeza irão recuperar valores expressivos, que possibilitarão a realização de mais investimentos, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do estado”, afirma Rogério Lugon Valladão, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção ES.
Quem desejar ser um conveniado dos cartórios, basta acessar www.protestogratuito-es.com.br.
Alerta de dívida
Os Cartórios de Protesto agora também contam com um novo serviço, o Avise-me. Através dele, a pessoa cadastrada recebe alertas via SMS ou e-mail assim que uma dívida for lançada em seu CPF ou CNPJ. Desta forma, a situação pode ser regularizada antes do protesto ser efetivado e ajuda a evitar golpes, porque se houver alguma cobrança em que a pessoa não foi alertada pelo Avise-Me é golpe.
Além do Avise-me, outra forma de evitar prejuízos é consultar a veracidade de uma cobrança de protesto antes de realizar qualquer pagamento. Os cartórios também oferecem gratuitamente a consulta do CPF ou CNPJ. Através dele é possível conferir se realmente há ou não algum título protestado no CPF ou CNPJ.
Estes serviços também podem ser acessados através do site www.pesquisaprotesto.com.br.