fbpx

Conteúdo de Marca

Maranata inaugura usina e mais de mil templos terão energia solar

Publicado

em

A Igreja Cristã Maranata alcançou mais um marco histórico neste mês de abril. Foi inaugurada a usina de energia solar do Sítio Esperança, no município da Serra, na Grande Vitória. Com a nova usina, um total de 1.015 templos da ICM podem ser abastecidos com energia limpa. Em um momento em que cada vez mais as mudanças climáticas são debatidas, a opção por fontes renováveis e não poluentes de energia são cada vez mais um dever dos vários entes da sociedade. Sendo assim, a Igreja Cristã Maranata mais uma vez cumpre seu papel com a população capixaba.

A inauguração realizada no dia 12 de abril contou com a presença do presidente da ICM, o Pastor Gedelti Gueiros, além de autoridades políticas, como o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal. O evento também contou com o secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, representando o Governo do Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com capacidade produtiva de mais de 200 mil KiloWatts Hora por mês, mais de 1 mil templos da Maranata serão interligados e abastecidos, migrando para a energia elétrica com fonte solar no Espírito Santo. Somando com outros estados com usina solar, a Igreja Cristã Maranata abastece 2.715 templos com energia solar.

Confira a solenidade de inauguração da usina:

Em discurso na solenidade de inauguração, o presidente da ICM, Pastor Gedelti Gueiros, falou sobre a importância do projeto. “Nós estamos tirando mais de 600 toneladas de CO2 do ar do Espírito Santo utilizando a energia solar. A idealização do projeto foi feita por uma comissão de pastores e com engenheiros renomados. Estamos muito felizes”,

Durante o processo da instalação da usina, o Pastor Carmo Antônio participou da coordenação do Time de Eficiência Energética da ICM. Para ele, os benefícios dessa opção energética são incontáveis.

“A energia limpa já é um grande benefício pela questão ambiental, mas tem também o ganho econômico. Nós vamos atender mais de 1 mil templos da nossa Igreja, que terão condições de ter uma melhor climatização, além da economia financeira gerada pelo uso da energia solar”, disse.

Solenidade de inauguração do Sítio Esperança da ICM

Auto-suficiência 

A inauguração da usina Sítio Esperança dá autossuficiência para todas as edificações da Igreja Cristã Maranata no estado, mas não é a primeira iniciativa nesse sentido. Já há em funcionamento uma usina em Carapina, também na Serra, que abastece templos com energia solar.

Outras unidades, como a Jardim Camburi 3 e Praia da Costa 4, também possuem energia solar própria, assim como a Escola Edward Dodd e o Maanaim de Carapina. 

Além da usina fotovoltaica, o Sítio Esperança também teve obras nas vias de acesso, com calçamento de ruas que não eram pavimentadas. Houve também obras na rede pluvial, para que toda a água de chuva fosse canalizada para lagoas da região. As obras duraram cerca de dois anos, tendo em vista os percalços causados pela pandemia. No espaço, houve um trabalho de reflorestamento no local e nascentes de rio foram recuperadas, com plantio de árvores.

Painéis instalados na usina do Sítio Esperança

Energia solar em todo país

Além do Espírito Santo, a Igreja Cristã Maranata dispõe de usinas de energia solar ativas nos estados de Minas Gerais, Ceará, Amazonas, Pará, além do Distrito Federal. Também há projetos em execução nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Sergipe e Mato Grosso. Somando todos os estados, as usinas da Maranata têm potencial de geração total de mais de 600 mil KiloWatts hora por mês.

Painéis fotovoltaicos geram energia solar para os templos da Igreja Cristã Maranata

A energia solar

A produção de eletricidade por meio da luz solar se dá por meio de painéis fotovoltaicos que funcionam como conversores da irradiação solar em energia elétrica. Com a captação durando todo o dia, todos os equipamentos elétricos em funcionamento são abastecidos pela energia solar.

O excedente produzido pelo sistema é enviado à concessionária de energia, criando os chamados créditos solares. Esses créditos são utilizados no abatimento das contas de energia. No caso da usina do Sítio Esperança, toda a instalação foi vistoriada e acompanhada pela EDP, responsável pela concessão do serviço de energia elétrica no Espírito Santo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui